O Metaverso moveu mais de US$ 220 bilhões em 2022 e foi um dos assuntos mais comentados no meio da tecnologia, inclusive a mídia, nesse mesmo ano.
Fortemente popularizado pelo acontecimento da última pandemia, onde milhões de pessoas e empresas procuravam alternativas ao contato social, parece que atualmente as pessoas que não são diretamente ligadas a ele o esqueceram completamente. Diferentemente do auge, são raras as notícias de novidades sobre o metaverso, seja pelo lançamento de novas plataformas e isso geralmente está ligado ao desinteresse do público.
Para ajudar na resposta sobre o futuro desse ambiente virtual, a 2ª edição do Metaverse Scope, pela 3C Gaming, buscou a opinião de especialistas. Foi constatado que a realidade virtual e a realidade aumentada ainda são os principais meios do metaverso, sendo priorizadas por grandes empresas de tecnologia e desenvolvedores do meio. Eles fazem investimentos contínuos para aprimoramento de códigos e aparelhos para acesso virtual, e por conta desses investimentos, certamente essas tecnologias ainda se tornarão extremamente realistas e imersivas.
Com isso, as pessoas poderão além de seguir marcas ou influenciadores nas redes sociais, poderão utilizar um dispositivo de realidade aumentada para interagir com cenários, jogos e versões dos famosos criados digitalmente.
Já em se tratando da mídia e de eventos, realmente o interesse esfriou em comparação com o auge. “Isso aconteceu por conta da ascensão da inteligência artificial e a falta de tração nas plataformas de metaverso que utilizam blockchain e VR.” , “Entendemos que o metaverso é inevitável, mas com o hype, a discussão perdeu o foco. Nosso objetivo, com esse mapeamento, é identificar quatro grandes grupos de importâncias para voltar a falar do tema de forma concreta e com foco.”, afirma Paulo Aguiar, Diretor de Comunicações da 3C Gaming.
Os quatro grandes grupos, segundo Aguiar, são: presente, expectativas, valor real e plataformas. Para o avanço do metaverso como meio comercial atrativo, no presente é necessário fazer com que essas tecnologias sejam mais alcançáveis pela população e tenha profissionais qualificados; as expectativas precisam ser avaliadas para descobrir o que as pessoas esperam do metaverso, que está diretamente ligada ao valor real que poderá fazer o meio virtual ser necessário, e por fim, é preciso definir quais plataformas poderão ser mais facilmente acessadas pelas pessoas e ao mesmo tempo que ofereçam desenvolvimento espaço para desenvolvimento viável, como smartphones, computadores e etc.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
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