A Microsoft conseguiu concluir a compra da Activision Blizzard King por US$ 68,7 bilhões e agora é dona de títulos como Call of Duty, Diablo e World of Warcraft. Essa é uma grande vitória para a Microsoft, mas não foi nada fácil.
Foram 20 meses de argumentação para convencer órgãos reguladores internacionais de concorrência e tribunais de que a compra não é um empecilho grave para os competidores. Quem mais lutou contra a compra foi a Comissão Federal de Comércio (FCC) dos Estados Unidos, que foi derrotado em um tribunal federal dos EUA em julho.
Como argumentação de que não iria impedir o acesso de Call of Duty aos competidores, a Microsoft prometeu fazer acordos para a disponibilização do Call of Duty para concorrentes. Isso aconteceu porque a limitação do jogo em plataformas concorrentes foi um dos maiores motivos usados da parcela contra a compra da Activision Blizzard. O futuro dos jogos em nuvem também foi muito debatido, por isso a Microsoft transferiu os direitos dos jogos em nuvem da Activision Blizzard, atuais e futuros para a Ubisoft, o que fez a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido aprovar a compra.
“Hoje é um bom dia para brincar. Damos oficialmente as boas-vindas à Activision Blizzard King ao Team Xbox. Juntos, criaremos histórias e experiências que unem os jogadores, em uma cultura que capacita todos a fazerem o seu melhor trabalho e celebrarem diversas perspectivas.”, escreveu o chefe do Xbox, Phil Spencer, na rede social X.
Today is a good day to play. We officially welcome Activision Blizzard King to Team Xbox. Together, we’ll create stories and experiences that bring players together, in a culture empowering everyone to do their best work and celebrate diverse perspectives. https://t.co/KBCESknYYh https://t.co/jTHOeH48Wx
— Phil Spencer (@XboxP3) October 13, 2023
Compra da Activision Blizzard é o acordo comercial mais caro já feito pela Microsoft
A compra da produtora Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões (R$ 348,98 bilhões, em conversão direta no dia 13/10) é a mais cara da história feita pela Microsoft. Esse acordo passou com folga os US$ 26 bilhões (R$ 132,07 bilhões) pagos pelo LinkedIn, em 2016. Além disso, essa compra é o maior passo da empresa no setor de jogos. Com isso, a Microsoft afirmou que se tornará a “terceira maior empresa de jogos em receita, atrás da Tencent e da Sony”.
Agora, com vários jogos de sucesso em seu poder, a empresa já pretende adicionar alguns deles no Xbox Game Pass. “Hoje iniciamos o trabalho para trazer as amadas franquias da Activision, Blizzard e King para o Game Pass e outras plataformas” , “Compartilharemos mais sobre quando você poderá jogar nos próximos meses. Sabemos que você está animado – e nós também.”, disse Spencer.
A Microsoft agora é uma das maiores empresas de games do mundo, e quanto aos funcionários, os 8.500 da Activision Blizzard serão integrados. O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, também continuará em seu cargo para auxiliar na transição, pelo menos até o final de 2023. “Há muito tempo digo que estou totalmente comprometido em ajudar na transição”, disse Kotick.
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