A Microsoft fechou acordo de 10 anos com a Nintendo para disponibilizar Call of Duty em seus consoles no começo dessa semana. A empresa que está em processo de compra da Activision Blizzard, produtora do famoso jogo de tiro, deseja fazer o mesmo com a Sony e Steam.
Essa medida deve ser positiva para a Microsoft na avaliação dos órgãos reguladores que fiscalizam a compra para manter a ampla concorrência. A empresa tenta melhorar a clareza da negociação bilionária, pois ela ficou abalada quando a Sony entrou com recurso contra sua continuidade, alegando insegurança justamente quanto a concorrência.
A negociação da compra que já é tumultuada, se acalorou mais quando Brad Smith, presidente da Microsoft disse que “a Sony emergiu como a maior opositora” à proposta de aquisição de US$ 68,7 bilhões da Microsoft e que “está tão entusiasmada com este acordo quanto a Blockbuster sobre a ascensão da Netflix.”.
Blockbuster foi uma enorme rede de locação de filmes quando eles eram populares em fitas VHS e até em DVD e também de jogos para consoles. A rede tinha locadoras espalhadas pelo mundo todo e iniciou seus serviços em 1985, vindo à falir em 2010. O motivo foi não ter resistido à ascensão dos serviços de streaming, popularizado pela Netflix.
Mesmo após essa indireta, a Microsoft confirma que ofereceu o mesmo contrato de 10 anos feito com a Nintendo para a Sony. Nesse contrato oferecido, a empresa promete que cada lançamento de Call of Duty no Xbox será disponibilizado no mesmo dia para PlayStation
“Nossa aquisição levará Call of Duty a mais jogadores e mais plataformas do que nunca. Isso é bom para a concorrência e é bom para os consumidores. Obrigado”, publicou Brad Smith no Twitter em menção a Nintendo, e completa com “Sony, se quiser sentar e conversar, ficaremos felizes em fechar um contrato de 10 anos para o PlayStation também.”
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: