A Microsoft, dona do mecanismo de buscas Bing, quer bater de frente com o Google adicionando os recursos do ChatGPT nele. A gigante está em negociação com a OpenAI, dona do ChatGPT, e já tem relações entre si desde 2019.
A Microsoft já trabalha em um novo algoritmo do Bing e de acordo com fontes anônimas que divulgaram informações pelo The Information, a nova versão já é implementada com o ChatGPT, que irá dar respostas aos usuários por meio de inteligência artificial de forma natural, como se fosse humana.
Novo Bing junto do ChatGPT já em março de 2023
A intenção da Microsoft com a nova versão do Bing é tornar a plataforma capaz de interagir totalmente com os usuários e o previsto para lançamento é para março de 2023. A interface do Bing atualmente possui muitos links, com isso, na nova versão, ela deve ser mais limpa e fluída, para ter boa compatibilidade com o ChatGPT.
O chatbot terá acesso a toda base do mecanismo de buscas, para que com isso seja usada sua inteligência artificial na elaboração das respostas que os usuários procuram.
Foi informado também que a Microsoft já planeja o desenvolvimento melhorado do Bing há algum tempo. Sobre isso, inclusive, ela repassou US$1 bilhão para a OpenAI em 2019. Esse montante foi disponibilizado quando a empresa acreditou que a inteligência geral artificial (AGI) da startup realmente poderia ser uma revolução para a internet.
Além do montante, a OpenAI teve acesso a dados dos servidores da nuvem da Microsoft para ajustar as funcionalidades do chatbot. Essa parceria acelerou o desenvolvimento da AGI da OpenAI para elaborar respostas de forma similar como nós humanos fazemos.
Como recompensa do investimento da Microsoft, a big tech recebeu uma licensa exclusiva de uso do GPT-3, que é o mecanismo de processamento de linguagem do ChatGPT.
Bing + ChatGPT é a ferramenta da Microsoft para encarar o Google
A Microsoft deseja encarar o Google, que é o buscador mais usado no mundo. Atualmente o Google é usado em mais de 90% das buscas gerais no mundo. Já o Bing, fica com algo entre 2 e 5% das pesquisas. Quando olhamos apenas os dispositivos móveis, a distância é ainda maior, sendo que mais de 95% das pesquisas são feitas através do Google.
Não sabemos se essa aposta do Bing em criar uma versão baseada em inteligência artificial avançada irá tornar a experiência do usuário melhor a longo prazo. Porém essa é mais uma prova que a IA está muito presente no mercado e o Google também sabe disso mais do que nunca. Recentemente foram divulgadas muitas plataformas que utilizam IA, como o próprio ChatGPT, o Dall-E e o Stable Diffusion.
A ameaça no domínio das buscas mundialmente que essas ferramentas trouxeram, fez com o Google já trabalhe no desenvolvimento de códigos para serem usados nas suas próprias IAs. Não é por menos, o mecanismo de busca do Google é responsável por mais de 90% de vendas da empresa.
O futuro é incerto, porém a possibilidade da Microsoft melhorar o Bing e torná-lo popular, coisa que ainda não conseguiu em nenhum momento anterior, já movimenta o mercado.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: