O novo SUV elétrico da GM tem estilo de jipe e preço acessível. Ele foi desenvolvido pela SAIC-GM-Wuling, que é uma joint-venture entre General Motors e Shanghai Automotive Industry Corporation, sendo a GM detentora de 44% do grupo.
Esse jipe elétrico foi lançado como Baojun Yep na Ásia em maio pelo preço de 79.800 yuans (R$ 53.334,48 em conversão hoje), o que é barato para um elétrico, ainda mais para um mini SUV.
O canal Telescope fez um review desse interessante veículo e com isso podemos ter as primeiras impressões dele. O início do vídeo tem uma análise do apresentador que combina com o mercado de elétricos, onde a maioria dos veículos ainda tem preço elevado. Ele diz que ao saber desse mini SUV, pensou que seria uma piada, porém descobriu que é uma risada, barata, mas que não deixa de ser uma risada.
Ele é um carro esperto e com manobras ágeis por conta de seu tamanho. O comprimento é de apenas 3,38 metros, a largura é de 1,68 metro, o entre-eixos é de 2,1 metros, a altura é de 1,72 metro e seu peso é de 1.006 kg. No vídeo é citado que o design quadrado desse novo SUV elétrico da GM lembra o Suzuki Jimny, porém que ele tem um principal diferencial externo: uma tela traseira (CarWatch) que passa informações para outros motoristas.
Na apresentação, é mostrado um exemplo onde o condutor do Baojun Yep pode solicitar ao motorista de trás para desligar o farol alto, por meio da tela. Além de mensagens escritas, ela tem cores e aceita também imagens.
Seu porta-malas tem grande grande capacidade com os bancos traseiros rebatidos, tendo cerca de 715 litros. Já com os bancos traseiros na posição de assento, o porta-malas se vai. No total são quatro lugares para ocupantes, porém o espaço interno é bem apertado, ainda mais percebido nos assentos traseiros.
A qualidade do acabamento interno é agradável, com soft touch na maior parte. Além disso ele tem ar-condicionado automático, volante com comandos, duas telas internas de 10,25, sendo uma para o controle do painel e outra para multimídia. Além disso, esse veículo conta com câmeras 360º combinadas com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI.
O motor elétrico do Baojun Yep tem 50 kW, que dá aproximadamente 67 cv de potência, a bateria tem 28,1 kWh e a velocidade máxima é de 100 km/h. Suas baterias são da Guangxi Ningfu, com 130 Wh/kg e garantem autonomia de até 303 km. Segundo a GM, sua recarga vai de 30% a 80% em 35 minutos.
Seu motor é instalado na traseira, com isso a fabricante aproveitou a parte frontal para acoplar uma espécie de frigobar, onde os usuários podem armazenar produtos.
Mini SUV da GM para a cidade
Um dos principais apelos de um SUV é sua altura e capacidade de circular em vários tipos de terrenos, mesmo que acidentados. Esse não é o caso do Baojun Yep por conta de sua baixa potência e falta de recursos como proteções da estrutura na parte inferior.
Já na cidade, ele manda bem, mesmo em asfalto acidentado por conta da boa distância em relação ao solo, e pode ser uma boa opção para quem deseja um veículo elétrico pequeno, com preço baixo e de manutenção barata. Ainda não foi informado se a GM deseja trazer esse veículo para o Brasil, porém ele seria uma boa alternativa de locomoção nos centros urbanos por ser fácil de manobrar e ser rico em tecnologia.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: