A Missão Artemis I é concluída com sucesso pela NASA. A espaçonave Orion aterrissou com segurança no Oceano Pacífico, mais precisamente na Baixa Califórnia, México, hoje, dia 11 de dezembro de 2022.
Enquanto voltava para a Terra após a missão histórica ao redor da Lua, Orion atingiu velocidade em torno de 39.429 km/h. e sua carcaça protetora suportou temperaturas em torno de 2760 graus celsius. A viagem de Orion percorreu 2.25 milhões de quilômetros no espaço em 25 dias e meio.
Quando entrou na atmosfera da Terra, Orion fez a manobra de salto de entrada, onde mergulhou na atmosfera superior e se elevou para reentrar novamente. Esse movimento ajuda a cápsula a pousar no local exato que foi designada e é a primeira vez que uma espaçonave responsável por transportar humanos a realiza.
O paraquedas de Orion começou a ser aberto quando ela atingiu cerca de 7,3 quilômetros de distância do solo com o intuito de desacelerar para o pouso. Os procedimentos de recuperação da cápsula pela Marinha dos Estados Unidos foram iniciados assim que ela realizou o mergulho de entrada na atmosfera.
Com Orion de volta à Terra e em segurança, a NASA irá capturar os dados dos manequins que fizeram parte da viagem. Eles são equipados com sensores que captam possíveis alterações que o corpo humano sofreria na viagem.
A segunda missão Artemis está prevista para acontecer em 2024, só que dessa vez, com astronautas.
“Desde o lançamento do foguete mais poderoso do mundo até a jornada excepcional ao redor da Lua e de volta à Terra, este teste de voo é um grande passo à frente na geração Artemis de exploração lunar”, “Hoje é uma grande vitória para a NASA, os Estados Unidos, nossos parceiros internacionais e toda a humanidade.”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: