A missão Crew-6 da SpaceX para a NASA decolou com sucesso na madrugada de hoje, dia 2 de março, via foguete Falcon 9 com quatro astronautas a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS).

É planejado que o foguete se acople na ISS na manhã de quinta-feira, dia 3 de março. A decolagem aconteceu às 2:34 da manhã no horário de Brasília no Pad 39A, que fica em Kennedy Space Center da NASA, localizado na Flórida. Confira o momento da decolagem abaixo:
Esse é o nono voo tripulado da SpaceX, e ele leva os astronautas que irão substituir os astronautas da missão Crew-5, que atualmente estão na ISS. A cápsula que abriga os astronautas, que é a Crew Dragon Endeavour, faz seu quarto voo.
O primeiro estágio do Falcon 9 iniciou o retorno à Terra cerca de 2 minutos e 40 segundos após a decolagem e pousou no navio-drone da SpaceX. Foi o primeiro voo desse propulsor reutilizável.
“Só quero dizer, como um piloto novato, que foi um passeio e tanto. Obrigado!”, disse Woody Hoburg, piloto do foguete, logo após a separação do primeiro estágio da espaçonave. Ele acrescentou que o foguete é “um milagre absoluto da engenharia, e me sinto tão sortudo por poder voar nesta máquina incrível”.
Além do piloto, o Sultão Al Neyadi, aviador espacial dos Emirados Árabes Unidos e o cosmonauta Andrey Fedyaev da Rússia fazem sua primeira missão espacial. Já o comandante da missão, Stephen Bowen, da NASA, já foi até a ISS por três vezes. Essa missão será a maior do comandante na ISS. Seu grupo ficará na estação por seis meses até que o próximo grupo substituirá o dele.
Essa que é a sexta missão do programa comercial Crew, da NASA leva o grupo que irá substituir uma tripulação da NASA em parcerias com a Agência Espacial Russa, Roscosmos, a empresa Axiom Space, que tem sede em Houston, Estados Unidos e com o Mohammed bin Rashid Space Center, dos Emirados Árabes Unidos.
É programado que o grupo chegue na ISS às 3:17 da manhã do dia 3 de março, no horário de Brasília. O grupo da missão Crew-5 deve partir da estação espacial em seis dias e deixar os tripulantes da Crew-6 até que a Crew-7 os substitua, daqui 6 meses.

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: