Dia 26 de setembro de 2022 é um dia para ficar na história da humanidade. A missão Dart, onde uma nave autônoma da NASA, lançada em novembro de 2021, teve objetivo de atingir o asteroide Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro e orbita o Didymos, com 780 metros de diâmetro e estão a 11 milhões de quilômetros da Terra.
Esse teste foi feito para verificar se o impacto da nave, que tem 330 kg, é suficiente para mudar a rota dos asteroides. ANASA só saberá se o impacto foi suficiente para isso, em alguns meses ou anos. Os detalhes da missão foram escritos por nós, quando explicamos sobre a primeira missão teste de defesa espacial, onde foi utilizada uma nave autônoma não tripulada.
Veja imagens com o primeiro impacto de nave para desvio de asteroide
Essa imagem é de 1 hora e 10 minutos antes do impacto da Dart, onde é possível ver bem o asteroide maior, o Didymos:
Aqui, faltando 25 minutos para o impacto, podemos ver com clareza os dois asteroides, Didymos e o alvo da Dart, o Dimorphos:
Imagem de apenas 5 minutos antes do impacto, onde a nave Dart já estava bem próxima do objetivo:
Na imagem abaixo, estávamos a poucos segundos do momento histórico, onde é possível observar bem de perto o asteroide Dimorphos e a sua superfície rochosa pela lente da Dart:
Últimas imagens registradas antes do impacto e perda do sinal:
Após o sucesso que foi a missão, momento tão aguardado pela NASA e grande parte da humanidade, a câmera da nave Dart não enviou mais imagens e a tela ficou congelada:
O momento do impacto foi transmitido ao vivo pela NASA, você pode conferir o vídeo completo disponibilizado pela Agência abaixo:
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: