A NASA divulgou hoje, dia 21 de dezembro de 2022, que a sonda InSight terminou sua missão de pesquisa geológica em Marte. O motivo de término foi o fim da energia que mantinha as atividades da sonda, gerada por painéis solares acoplados em sua estrutura.
A InSight teve sérios problemas em relação a energia desde o começo desse ano, por motivos de tempestades de poeira no Planeta Vermelho, fazendo com que seus painéis ficassem com uma capa de detritos, diminuindo drasticamente a captação de energia.
Após 4 anos em Marte, o fim da missão da InSight acaba com a expectativa da NASA e também entusiastas que acompanhavam sua rotina, que pelo estado de seus painéis solares, esperavam a notícia a qualquer momento.
O último sinal que o robô transmitiu para a Terra foi dia 15 de dezembro. Mesmo que nos últimos meses a comunicação era menos constante, por conta do menor armazenamento de energia, esse prazo é considerado muito longo pela NASA. A Agência ainda manterá o canal com a InSight aberto, porém ela já considera o fim do robô.
“Na verdade, conseguimos fazer muito mais do que alegávamos e prometemos fazer”, informou Bruce Banerdt, cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA na Califórnia e investigador principal da missão InSight, ao space.com no início deste ano. “Sinto que, olhando para trás, esta foi uma missão extremamente bem-sucedida.”.
A sonda InSight foi lançada dia 5 de maio de 2018 e chegou no solo de Marte 6 meses após. O robô de US$ 814 milhões passou 4 anos em Marte, investigando o terreno do planeta. Grande parte das descobertas geológicas sobre o planeta foram feitas por essa sonda, que tem mais “dois irmãos” no Planeta Vermelho. Esses são Curiosity e Perseverance, que tem missão concentrada em medir as condições de vida no planeta.
“Marte em si tem sido surpreendente: tem sido mais difícil em alguns aspectos e mais acessível em alguns aspectos” – “Nos lugares difíceis, ainda conseguimos obter as informações que procurávamos, tornando-nos mais inteligentes sobre a análise e assim por diante. E nos lugares onde Marte foi generoso conosco, tivemos coisas que caíram em nosso colo que não esperávamos.”, disse disse Banerdt.
Sabendo que o fim da sonda seria a qualquer momento, os cientistas responsáveis pela missão recolheram o máximo de informações possíveis sobre Marte por meio dela nos últimos meses.
“Tem sido uma espaçonave incrível. Ela fez tudo o que pedimos e muito mais” – “Ele ganhou sua aposentadoria – gosto de pensar nele como se aposentando e não morrendo. E vai se sentar em Marte e aproveitar o pôr do sol marciano por um tempo depois que parar de falar conosco.” disse Banerdt.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: