O PS5 completa dois anos de seu lançamento em 2023 e no momento ele está em alta entre os assuntos da internet. Um dos motivos é a divulgação da nova versão do PS5 que deve acontecer esse ano, porém outra notícia importante surgiu.
Usuários constataram que manter o PS5 na vertical (em pé) pode estragar o aparelho. Isso é estranho pois o design do videogame foi feito para que ele seja mantido tanto na horizontal e na vertical, tendo até um suporte disponibilizado pela própria Sony para mantê-lo na vertical.
O problema em manter o PS5 na vertical e que pode estragá-lo
Segundo especialistas da área, o problema que causa danos ao PS5 quando mantido na posição vertical está ligado ao design de seu sistema de resfriamento. Informações divulgadas no site Wololo mostram que o resfriamento do PS5 não resiste à gravidade.
Isso faz com que o líquido metálico que tem função de levar o calor do aparelho para o resfriador e também para o dissipador pode ficar inconstante e não seja o suficiente para diminuir a temperatura. Essa característica foi notada em todos os modelos do PS5 disponíveis atualmente.
Os danos resultantes disso foram vistos na vedação entre APU e o cooler e podem até mesmo estragar o videogame de forma que seja inviável seu conserto.
Nos casos em que o PS5 é mantido na posição horizontal, o líquido metálico fica constante, não causando o problema citado. Com isso ele mantém suas propriedades térmicas.
Em um vídeo em inglês do canal do TheCod3r é explicado que esse defeito do PS5 é realmente devido ao design escolhido pela Sony. Ele diz que manter o PS5 na vertical aumenta a temperatura do aparelho, o consumo de energia, os ruídos do cooler e diminui sua vida útil.
A Sony ainda não se manifestou sobre essas alegações atuais, porém em 2020, o chefe de design do PS5 informou que o videogame poderia ser mantido nas duas posições, horizontal e vertical. Até que a empresa se manifeste sobre o assunto, é melhor manter o videogame na horizontal para evitar que ele estrague precocemente.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: