A NASA lançou um aparelho para monitorar a qualidade do ar na Terra de forma muito precisa. O nome desse monitor é TEMPO (Tropospheric Emissions Monitoring of Pollution / Monitoramento de Emissões Troposféricas de Poluição) e ele irá verificar os poluentes nocivos, como dióxido de nitrogênio e fomaldeído que vagam no ar.
O TEMPO foi lançado pelo foguete Facon 9, da SpaceX, da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Seu lançamento foi um sucesso, onde o satélite atmosférico teve a separação do foguete sem nenhum imprevisto.
Esse primeiro monitor fica em órbita geoestacionária fixa acima do Equador e verifica a qualidade do ar sobre a América do Norte a cada hora. Esta forma de verificar a qualidade do ar deve ser bem mais efetiva do que as atuais, pois a verificação é realizada em áreas de aproximadamente 161 quilômetros.
A previsão é que o TEMPO será capaz de medir precisamente, podendo alcançar até mesmo os bairros. Com isso, ele poderá medir a qualidade do ar em nível macro e micro. Esse satélite monitor irá propiciar formas de medição interessantes, como a alteração da poluição em datas comemorativas, horários específicos, engarrafamentos, em incêndios e mais.
O TEMPO irá iniciar seu monitoramento no fim de maio ou começo de junho, segundo a NASA.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: