A Nebulosa da Galinha Corredora, batizada assim pelo formato que lembra a ave correndo, teve uma bela imagem registrada pelo telescópio VLT, situado no ESO (European Southern Observatory ou Observatório Europeu do Sul, em português), que é de responsabilidade do Instituo Nacional de Astrofísica da Itália e está localizado no deserto do Atacama, Chile.
A imagem divulgada com cores vibrantes e muitos detalhes tem, segundo o ESO, 1,5 bilhão de pixels e mostra a nebulosa que está a cerca de 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. A Nebulosa da Galinha Corredora é, segundo a NASA, uma enorme nuvem composta por poeira e gás.
Além disso, ela é um importante berçário de estrelas. A grande quantidade de estrelas em seu interior liberam muita radiação, responsável por deixar o hidrogênio com tom rosado ao ser registrado pela câmera.
A bela imagem da nebulosa é composta por centenas de registros que foram juntados, sendo registrados com filtros que deixam a luz de diferentes cores passar. Esse registro tem aproximadamente 270 anos-luz de largura e mostra todas as várias regiões que compõem a Nebulosa da Galinha Corredora.
A região situada mais à esquerda, onde seria o traseiro da galinha, é chamada de IC 2948, sendo a mais brilhante da imagem. No centro está a região denominada IC 2944, onde o brilho mais forte nessa região é da Lambda Centauri, estrela visível a olho nu, mas que está bem mais próximo da Terra que a nebulosa.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: