Já faz um bom tempo que a Netflix estuda formas de evitar que seus usuários compartilhem a senha com amigos e familiares. Em abril de 2021 a empresa começou a tomar medidas mais duras ao comportamento, como apresentar uma mensagem na tela de alguns usuários residentes nos Estados Unidos que deveriam possuir a sua própria conta para utilizar os serviços.
Dia 16 de março de 2022 a empresa divulgou que irá cobrar um valor à mais para quem compartilhar a senha para acesso ao serviço de streaming. Mas como será a cobrança extra? Será cobrado à mais para os clientes que compartilharem a senha Netflix para pessoas que morem fora de seu endereço.
Por enquanto, essa cobrança irá acontecer apenas no Chile, Costa Rica e Peru nas próximas semanas para verificar a eficácia da medida. Com isso, as contas terão a opção de criar subcontas pagas ao invés de compartilhar a conta principal Netflix. As cobranças darão direito à criação de uma subconta para duas pessoas com perfis próprios. Na Costa Rica, será cobrado 2,99 dólares como você pode verificar no comunicado da empresa, aqui.
O motivo que a Netflix deu para trabalhar em formas de evitar o compartilhamento de contas é que isso atrapalha no desenvolvimento de novos produtos. Em suas palavras: “Queremos garantir que todos os novos recursos sejam flexíveis e úteis para os membros, cujas assinaturas financiam todos os nossos excelentes programas de TV e filmes”.
A pergunta que fica é o que irá acontecer com quem não criar subconta e continuar a compartilhar a conta principal? Saberemos após algum tempo da nova medida qual será a posição da Netflix quanto à isso.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: