A empresa Neuralink, de Elon Musk, busca voluntários para iniciar os testes clínicos de seu chip cerebral em humanos, conforme comunicado à imprensa enviado na terça-feira (19/09), para testar a segurança do implante.
A empresa afirma que recebeu autorização de um conselho de revisão institucional independente para testar os efeitos de seus chips em pessoas com paralisia. O estudo com nome de PRIME (Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface [Interface Cérebro-Computador roboticamente e precisamente implantada, em português]).
A Neuralink recruta voluntários a partir de 22 anos com tetraplegia por lesão medular ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), que é uma doença neurogenerativa progressiva e que limita as células nervosas no cérebro e na medula espinhal. A empresa informa que o objetivo desse teste “é conceder às pessoas a capacidade de controlar um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos”.
Serão utilizados BCIs (Brain-Computer Interfaces / Interfaces Cérebro-Computador) para monitorar os sinais de movimento que vão desde a atividade cerebral até controlar um aparelho eletrônico, como um teclado ou cursor, apenas com os pensamentos. Os voluntários terão o dispositivo N1, que usa o N1 User App (programa que converte os sinais cerebrais), implantado em seus cérebros pelo robô R1, da Neuralink. O dispositivo será instalado na região que controla a intenção de movimentos, segundo a empresa.
Ainda não foi informado quando os testes com implantes de chip cerebral em humanos serão iniciados, mas um documento de ensaio clínico informa que o e os voluntários ficarão 18 meses com o implante cerebral, e após esse período serão submetidos à pesquisa pelos próximos cinco anos. Além disso, eles serão reembolsados de todas as despesas.
Em maio, a FDA (Federal Drug Administration [Administração Federal de Medicamentos]), órgão governamental dos EUA, aprovou os testes clínicos da Neuralink em humanos. Até o momento, a empresa testou os chips em porcos e macacos.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: