A Niantic anunciou demissões de 230 funcionários, fechamento de estúdio localizado em Los Angeles e encerramento de jogos. A informação foi publicada pelo CEO da empresa, John Hanke, no site oficial da empresa.
Essas mudanças são para que o foco da desenvolvedora seja direcionado ao Pokémon Go, que é sua galinha dos ovos de ouro. Esse jogo foi lançado em julho de 2016 e é de longe o maior sucesso da Niantic. Mesmo após quase sete anos de lançamento, ele mantém milhões de jogadores ativos pelo mundo.
Segundo relatório da SensorTower divulgado em 2022, o Pokémon Go gerou em torno de US$ 1 bilhão de receita por ano. A produtora até tentou emplacar outros sucessos arrebatadores, porém com realidade aumentada, que é o caso de Harry Potter: Wizards Unite, lançado em 2019 e logo encerrado por falta de interesse do público. Esse fato até colocou a saúde financeira da empresa em dúvida mundialmente. Além desse, mais títulos da empresa com a mesma tecnologia não obtiveram o sucesso planejado, como Catan Universe, e o Pikmin Bloom Bloom e outros.
Sobre a demissão, ela afetará o jogo NBA All World e fará com que a produção do jogo Marvel World of Heroes seja interrompida. Apesar de interromper muitos títulos de realidade aumentada, Hanke disse no comunicado que a empresa enxerga essa tecnologia como peça importante no desenvolvimento de novos títulos, pois continua “acreditando que a realidade aumentada é vista como o futuro fator de forma para a computação”. Além disso, a empresa pretende investir em realidade misturada, como a usada no Meta Quest Pro e Apple Vision Pro, pois eles seriam um “um trampolim intermediário para verdadeiros dispositivos de realidade aumentada externos”.
O CEO da Niantic completa que essa organização institucional é para manter o Pokémon Go crescendo constantemente, com a intenção de que ele se torne um jogo eterno. Ele informa também que a empresa irá investir mais no Pikmin Bloom e que continua com a melhoria das plataformas de RA para desenvolvedores.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: