O sucessor do console portátil Nintendo Switch deverá ser bem mais potente do que o atual, conforme demonstração sigilosa feita na Gamescom 2023, além de publicações feitas nos fóruns do 4chan, Reddit e rede social X.
Ao que tudo indica, o novo console terá chip T254, que seria uma variante do Atlan SoC da Nvidia, que foi cancelado pela empresa, e GPU Ada Lovelace. Além disso, o armazenamento será SSD NVMe, no lugar do eMMC, que é mais barato.
O chip do Switch 2 teria CPU com oito núcleos Cortex-A78; GPU com 12 multiprocessadores de streaming com arquitetura Ampere, suporte para Ray-tracing e DLSS 3.1, e 12 GB de RAM LPDDR5.
Pelas minhas fontes agora: A versão do DLSS exibida a portas fechadas pela tech demo do “Nintendo Switch 2” era 3.1 e não 3.5 como reportado ou apontado pela Eurogamer
— 'Necro' Felipe #UnivNintendo (@necrolipe) September 7, 2023
Ray-Tracing de fato é possível e a memória RAM que eu fui informado era de 12 GB para o consumidor
(Rumor)
Essas informações surpreendem porque o primeiro Nintendo Switch usa hardwares econômicos e que prolongam a bateria, sendo essa uma característica conhecida da empresa. Apesar de manter os custos de fabricação mais baixos, as peças econômicas fazem com que a capacidade gráfica do aparelho atual seja bem inferior aos concorrentes, como o ROG Ally e Steam Deck.
Com essas atualizações, o Nintendo Switch 2 teria capacidades próximas aos dos consoles convencionais da geração anterior, como o PlayStation 4. Caso se confirme, o console portátil será capaz de rodar jogos da geração atual e que exigem bastante dos dispositivos com gráficos condizentes e bom fps; diferentemente do aparelho da primeira geração, que é focado em títulos leves e com gráficos simplificados.
O lançamento do Switch 2 estaria programado pela Nintendo para o segundo semestre de 2024, 7 anos após o lançamento da primeira geração, lançada em 2017.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: