A Dell pretende revolucionar o mercado de notebooks com a liberação de seu formato de RAM, chamado de CAMM2, para tomar lugar do SO-DIMM. Essa novidade promete aquecer o mercado, porque desde 1997 o formato padrão da RAM foi o SO-DIMM, maior que o CAMM2 e que suporta apenas um canal por chave. Além de menor, o novo formato é mais leve e usa dois canais de memória com um módulo.
Esse formato já foi utilizado em dois modelos da Dell, que são os Workstations Precision 7670 e 7770, lançados em 2022 e onde a nova RAM ocupou 57% menos espaço em comparação com o SO-DIMM.
Até então, essa nova RAM era exclusiva da Dell, porém, em dezembro passado a empresa registrou o CAMM2 como padrão universal na JEDEC (Joint Electron Device Engineering Council, ou Conselho Conjunto de Engenharia de Dispositivos Eletrônicos em português). O JEDEC é uma associação comercial de engenharia para semicondutores, que valida padronizações. Por isso, o CAMM2 poderá ser usado por todas as fabricantes.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: