A OpenAI anunciou uma versão do chatbot ChatGPT para o sistema iOS e disse que em breve será lançada uma versão Android. O app é grátis e sincroniza com a conta padrão, criada via web.
Entre seus principais recursos está a compatibilidade com o recurso de voz da OpenAI, o Whisper. Como o aplicativo foi feito para iOS, ele pode ser instalado em iPhones e iPads ao ser baixado na própria AppStore.
Por enquanto, o ChatGPT para iOS está disponível apenas nos Estados Unidos, porém a empresa diz que nas próximas semanas ele estará disponível para mais países, mas sem uma data precisa. Em nenhum momento a OpenAI deu pistas de que esse app estava em desenvolvimento, porém não é uma surpresa dada a repercussão que o chatbot alimento por IA teve ao ser apresentado ano passado.
Por conta de sua tamanha habilidade, atualmente o ChatGPT é utilizado para várias coisas, como experimentos de inteligência artificial, criação de resumos para faculdades (o que não é bem visto pelas instituições) e até códigos de programação precisos.
O serviço tem muitas funções gratuitas na versão web, disponíveis no Brasil desde o lançamento inicial, mas a empresa oferece um serviço premium por assinatura no valor de US$ 20, que utiliza a versão mais recente do chatbot, a GPT-4.
Antes do lançamento do próprio app ChatGPT da OpenAI, a forma mais fácil de acessar o chatbot pelo celular era pelo app do Bing, que é da Microsoft e já tem o GPT-4. A Microsoft e a OpenAI fizeram parceria quanto o ChatGPT para aumentar as chances do buscador Bing frente a seu maior concorrente, o Google.
Com a criação desse novo app pela OpenAI, porém, há grandes chances dos usuários adeptos ao ChatGPT se distanciarem do Bing e acessarem diretamente pela aplicação da sua criadora. Já os usuários tendem a ganhar com esse novo app, isso porque com o acesso disponibilizado diretamente pela OpenAI, os golpes que prometem o acesso às versões mais recentes do chatbot terão menos relevância.
Recentemente muitos golpistas aproveitaram a vontade de muitos usuários em acessar as versões mais recentes do ChatGPT, principalmente pelo celular, para compartilharem links maliciosos na internet, como o alertado pela Meta, dona do Facebook.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: