A maioria das pessoas acredita que não existe som no universo, mesmo em buracos negros. Porém segundo a NASA, isso é apenas um popular equívoco. Essa crença existe pois grande parte do universo é vácuo. Os aglomerados de galáxias possuem gás suficiente entre as inúmeras galáxias para possibilitar que as ondas sonoras se propaguem, segundo a agência. Fato é que os buracos negros, inclusive, tem grande parte de sua composição de gases.
Essa forma de gerar o som do buraco negro difere de todas utilizadas até hoje pela NASA
Ondas sonoras foram registradas recentemente pelo Observatório de raios-X Chandra, que é um telescópio espacial lançado ao espaço em 23 de julho de 1999 e e foram decodificadas em som audível aos humanos. A divulgação pela NASA aconteceu dia ontem, dia 5.
O aglomerado de galáxias Perseus, onde está o buraco negro em questão, está à 240 milhões e 53 milhões de anos-luz da Terra
O processo utilizado para gerar o som é chamado de sonificação, que é diferente das tecnologias utilizadas anteriormente que apenas decodificavam dados astronômicos em uma forma audível aos humanos, utilizando diferentes instrumentos como violinos e usando as ondas sonoras captadas.
A chamada sonificação difere dos esforços anteriores que simplesmente traduziam dados astronômicos em uma forma auditiva – apresentando diferentes instrumentos – mas usando as ondas sonoras reais observadas.
Som divulgado pela NASA do buraco negro do aglomerado de galáxias Perseus
O som do buraco negro parece até uma criação de filme de terror ou ficção científica. Ouça abaixo:
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: