Um dos maiores especialistas em inteligência artificial deixa o Google. Apelidado de “padrinho da IA”, Geoffrey Hinton disse ao The New York Times que deixou o cargo de vice-presidente do Google e de engenheiro em abril porque está preocupado com o avanço da inteligência artificial.
Ele afirma que o Google deixou de lado suas restrições sobre o uso da IA para competir com o ChatGPT, chatbot do Bing e similares, o que pode resultar em vários problemas éticos. O especialista acredita que a inteligência artificial generativa pode trazer uma era de desinformação.
Hinton diz que o avanço da IA pode fazer o usuário “não ser mais capaz de saber o que é verdade”. Além disso, ele diz estar preocupado que essa tecnologia elimine alguns empregos, que possibilita a criação de armas autônomas e que as máquinas aprendam comportamentos perigosos. Muitas dessas possibilidades são suposições, porém o especialista diz que sem fiscalização e regulamentações, elas são iminentes.
Segundo Hinton, sua vontade de abandonar as pesquisas de IA apareceu ano passado, quando a corrida iniciada entre a OpenAI e Google começou a desenvolver sistemas que muitos acreditam ser superiores à inteligência humana. Ele ainda diz que nos últimos cinco anos a inteligência artificial avançou de forma espantosa, e ele se diz assustado com o pode vir nos próximos cinco anos.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: