A prefeitura de Goiânia (GO), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), reduziu drasticamente os buracos nas ruas da cidade com o uso de inteligência artificial.
A Seinfra informou que utilizou a tecnologia da startup Mapzer, de Curitiba, para mapear as vias com o intuito agilizar as manutenções nas vias. Segundo a secretaria, entre março e abril desse ano, a diminuição na ocorrência de buracos no asfalto de Goiânia foi de 33%, indo de 65.018 para 43.342, já de abril para maio, a redução foi de 86%, indo de 43.342 para 6.083.
Denes Pereira, secretário de Administração da Seinfra, disse que “Estamos otimizando os trabalhos com o uso da Inteligência Artificial, já que o prefeito Rogério Cruz é adepto das tecnologias e está preparando Goiânia para ser uma cidade inteligente, a Goiânia do futuro”.
Pereira explica que a Mapzer é capaz de identificar mais de 30 casos que necessitam de manutenção, como bueiros, buracos, entulhos e problemas na sinalização. O monitoramento é feito por meio de câmeras instaladas em veículos que registram uma imagem de três em três segundos e as enviam para um software que usa inteligência artificial para leitura dos dados.
“No caso da Seinfra, estamos atuando com base nos relatórios emitidos pela empresa para combater os buracos das ruas da cidade. O sistema registra a ocorrência e encaminha em tempo real para a Seinfra” finaliza Pereira.
A aquisição dos serviços da Mapzer pela prefeitura de Goiânia custou R$ 2,4 milhões aos cofres públicos pelo período de 12 meses, sem licitação. A justificativa para isso foi a inexigibilidade, pois esse serviço é prestado exclusivamente por essa startup.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: