A Netflix revolucionou o mercado de consumo de séries e filmes ao lançar seu serviço estável de streaming em 2010. Até então, esse mercado era dominado por locadoras de mídias físicas junto de pay-per-view com sistemas simples e muito mais caros.
A dominância foi total nos primeiros anos, porque não existia concorrência real, até que outras grandes empresas iniciaram seus próprio serviços de streaming a partir de 2016, como a Amazon, Disney, Apple, HBO, Paramount e mais. Com isso a concorrência ganhou muita força em meados de 2021, e no final de 2022 as coisas já não estavam fáceis como antes para a Netflix.
De lá pra cá a empresa elabora algumas estratégias para ter de volta seus antigos assinantes, como o lançamento do plano mais barato com anúncios. O fato é que por enquanto essas estratégias não surtiram o efeito esperado, se é que é possível. Digo isso porque ela atualmente tem muitos concorrentes fortes, com grandes catálogos e preços competitivos, e o mais provável daqui pra frente é vermos uma difícil disputa pelos clientes entre todas essas empresas.
Prime Video domina o serviço de streaming nos EUA em 2023
Até poucos anos atrás parecia impossível passar a Netflix nos Estados Unidos, porém esse ano o Prime Video é o serviço de streaming por assinatura que mais possui usuários pagantes nos EUA, conforme as métricas do JustWatch. Essa informação é muito importante porque esse país é um dos principais mercados de streaming por assinatura do mundo.
Os relatórios do JustWatch mostram que o Prime Video reúne 21% dos usuários pagantes dos EUA, enquanto a NetFlix, agora em segundo lugar, reúne 20% O terceiro lugar fica com o Disney+, que tem 15% do total.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: