A intel se orgulha em dizer que tem o processador móvel mais veloz do planeta. Intel Core i9-13980HX, esse é o astro da marca.
A Intel já tinha lançado a 13ª geração de CPUs para desktops e também mostrou desempenho impressionante. Agora para atender as necessidades em notebooks, a marca traz o “Raptor Lake”, codinome da 13ª geração dos processadores com arquitetura híbrida, que tem núcleos de desempenho Raptor Cove e núcleos eficientes Gracemont, para o ambiente móvel.
O item principal entre essa geração é o Core i9-13980HX que será utilizado em notebooks para jogos, além disso foram lançados a nova geração dos processadores regulares. Esse novo e potente processador tem frequência turbo de 5,6 GHz e incríveis 24 núcleos. Essa quantidade de núcleos é inédita nas CPUs de notebooks, com isso a Intel afirma que esse é o “processador móvel mais rápido do mundo”.
A Intel usou a mesma matriz dos processadores para desktop da 13ª geração na série HX, tendo 8 núcleos de desempenho e 16 de eficiência no processador principal Core i9-13980HX.
Ele tem a mesma quantidade de núcleos de desempenho que seu antecessor, o Core i9-12950HX, mas tem o dobro dos núcleos de eficiência. O Core i9-13980HX está incluso em um chip de 55 watts e tem compatibilidade com as GPUs mais recentes direcionadas para produtividade e jogos pesados.
Segundo informações da Intel, essa nova geração de seus processadores de alto desempenho tem 11% mais velocidade de thread e até 49% mais desempenho multitarefa que os mesmos chips da 12ª geração.
O suporte para RAM é de até 128 GB com DDR4 (até 3200 MHz) e DDR5 (até 5600 MHz). Os chips Intel HX móveis da 13ª geração também suportam Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e Thunderbolt 4. Várias marcas já se propuseram a lançar notebooks com processadores HX da 13ª geração, entre elas estão Acer, Dell, HP, Lenovo, MSI, Asus e Razer.
A Intel lançou outros processadores da 13ª geração, porém menos extremos como o Core i9-13980HX. Eles são da série P de 28 Watts que acompanha notebooks finos e também a série U de 15 Watts para notebooks super leves, dobráveis e entre outros.
A série P tem 14 núcleos, sendo seis de desempenho mais oito de eficiência, turbo máximo de 5,2 GHz e suporte para DDR4 e DDR5. O chip principal da série U é o i7-1365U e tem 10 núcleos, sendo dois de desempenho e oito de eficiência, além de turbo máximo de 5,2 GHz.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: