As televisões passaram por uma verdadeira revolução, em meados de 2010 com as Smart Tvs. Esse parecia ser o ápice do entretenimento doméstico e foi assim durante anos. O fato de o usuário poder acessar aplicativos de streaming, redes sociais, jogos e outras ferramentas diretamente da TV, fez com que as Smart Tvs substituíssem quase que por completo as televisões convencionais, fazendo com as em tubo praticamente desaparecessem e com que as finas sem opção Smart sejam muito menos escolhidas pelo comprador.
Mesmo com toda essa pompa e opções incríveis, os dias de xodó da sala podem estar em risco para as Smart Tvs. Isso acontece devido a recente evolução dos Projetores Portáteis. Até pouco tempo, os projetores apenas reproduziam imagens em uma tela ou superfície plana, sem opções avançadas como acesso à internet, aplicativos sociais e de streaming. Além disso, o preço de um projetor de qualidade até pouco tempo era alto e a resolução em ambientes menores não era agradável. Sem essas opções, os projetores não concorriam com as Smart Tvs. Por isso eram utilizados principalmente em salas de reunião, empresas e outros locais onde a única função seria reproduzir um conteúdo programado.
Projetor portátil com acesso à aplicativos e Wi-Fi igual TV
As Tvs já são conhecidas por possuírem função Smart, onde tem uma gama de aplicativos e ferramentas disponíveis ao usuário. Os projetores portáteis também já tem essas funções. Já existem funções de acesso e instalação de aplicativos, Wi-Fi, espelhamento de tela do Smart Phone e até conexão do projetor portátil com vídeo games.
Quanto mais avançado o modelo, melhor a qualidade de imagem, som, autonomia da bateria e disponibilidade de aplicações, e por isso, muitos deles tem sido lançados com a proposta de substituir as televisões. Atualmente os projetores portáteis mais procurados e avançados possuem caixa de som integrada de qualidade, projeção do tamanho de até 300 polegadas com alta definição.
Os fatores que fizeram os projetores portáteis concorrerem com as Tvs foi a melhoria de resolução mesmo em projeções menores; em muitos casos preço inferior ao das Smart Tvs; a portabilidade, que permite a troca de ambiente facilmente e atual compatibilidade com aplicativos e outros dispositivos.
Qualidade de imagem e tamanho da tela do projetor
O conforto de comprar uma Smart TV é que você tem um padrão na qualidade da imagem e tamanho da tela. Seja ela HD, Full HD, 4K e etc, a variação na nitidez é pouca em ambientes com diferentes iluminações. Isso acontece porque a imagem é gerada na tela física do dispositivo. Já com os projetores portáteis, a variação de nitidez depende muito da iluminação do ambiente. Quanto mais claro o ambiente, menos nítida pode ser a imagem projetada. Além da claridade ambiente, a capacidade do projetor de adaptar-se à iluminação entra aqui.
Potência luminosa (lúmem) dos projetores portáteis
Quanto maior a potência luminosa do projetor, melhor será a nitidez da imagem. Essa potência é medida por lúmen, que é a unidade de brilho que sai de determinada fonte. Os projetores mais básicos podem ter à partir de 500 lúmens, e com isso necessitam de ambientes escuros ou com pouquíssima iluminação ambiente para projetarem uma imagem nítida.
Projetores que já possuam 2000 lúmens, conseguem projetar imagens em ambientes com mais claridade sem perda da definição das imagens. Já para ambientes abertos e com muita claridade, é indicado que sejam utilizados projetores portáteis com no mínimo 4000 lúmens ou mais para imagens com nitidez e qualidade.
Ou seja, quanto maior a quantidade lúmen do projetor portátil, melhor será a definição da imagem em ambientes claros.
Já existem projetores portáteis que projetam imagens com boa nitidez mesmo em ambientes claros e que possuem funções similares à das Smart Tvs por menos de 1000 reais. Mesmo esses modelos, tem opção de regular o tamanho da projeção para se adequar ao tamanho da tela, parede e etc.
Como garantir nitidez e qualidade da imagem do projetor portátil?
Existem alguns passos simples para garantir a qualidade da imagem do projetor portátil. Os principais deles é verificar a quantidade de lúmens que o projetor tem, com isso você consegue saber se ele é adequado para ambientes escuros ou também claros, e saber a quantidade pixels do projetor é a adequada para seu uso. Projetores podem ter algo em torno de 320×240 pixels, a até 3840×2160 pixels nos modelos 4K.
Quanto maior a quantidade de pixels, maior a nitidez e qualidade da imagem do projetor portátil. O usuário deve atentar-se também na melhor distância entre a parede ou superfície que receberá a projeção. Essas informações podem ser consultadas no manual dos projetores portáteis.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: