O Renault Kwid E-TECH foi lançado hoje, dia 14, e é o carro elétrico mais barato do Brasil até o momento. O preço inicial do veículo é de 142 mil e novecentos reais. A tecnologia de carros elétricos está apenas no começo, por isso mesmo sendo o carro elétrico mais barato do Brasil, ainda não é acessível para todos. Mesmo assim, ele é bem mais barato que o segundo carro elétrico mais barato por aqui, que é o JAC E-JS1, com preço de entrada em 164.900 reais.
Mesmo com lançamento e preços iniciais divulgados, o Renault Kwid E-Tech terá as primeiras unidades entregues à partir de agosto. As características destacadas pela fabricante é o preço mais em conta de todos e o preço por quilômetro rodado por ele.
Preço de quilômetro rodado é destacado pela marca
A Renault divulgou o valor à ser pago por quilômetro com energia elétrica no valor de 66 centavos por 1kWh, em comparação à gasolina no valor de 7 reais e 30 centavos o litro, que é a média nacional hoje. O custo por quilômetro rodado com o Renault Kwid E-Tech, levando em conta apenas a energia elétrica é de 6 centavos, enquanto um carro com motor correspondente, mas à combustão e levando em conta apenas a gasolina, custa 48 centavos. A Renault comparou também levando em conta todos os fatores, como valor do veículo, depreciação, trocas de pneus e etc, com o Chevrolet Onix 1.0 vendido por aqui. O custo do quilômetro rodado com todos os fatores em jogo, tanto no Renault Kwid E-Tech, quanto no Chevrolet Onix 1.0 atual do país é de 1 real e trinta centavos após rodar 60.000 quilômetros em 3 anos.
O motor do elétrico que será entregue no Brasil terá 65 cv, semelhante à carros 1.0 à combustão, enquanto o modelo global do Kwid E-Tech (Dacia Spring) tem 45 cv. São 20 cv de potência à mais para os modelos vendidos aqui e que realmente fazem diferença para trafegar em nossas ruas, pois muitas possuem ladeiras.
Autonomia e recarga
De acordo com a Renault, o novo carro elétrico tem 977 quilos e velocidade máxima de 130 quilômetros. A autonomia da bateria é de 265 quilômetros em ciclo misto e até de 298 quilômetros em ciclo urbano. Quanto a recarga da bateria, em tomada residencial, consegue-se em torno de 190 quilômetros de rodagem em 9 horas, já em pontos de carregamento rápido, o tempo é reduzido para 40 minutos.
O veículo possui o modo Eco, que restaura parte da energia da bateria com as frenagens e que pode dar diferença de até 9% da carga.
Equipamentos do carro elétrico Renault Kwid E-Tech
A lista de equipamentos de série é bem recheada, como por exemplo 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e direção elétrica.
O sistema multimídia é composto por Media Evolution com tela toch de 7 polegadas, suporte ao CarPlay e Android Auto, entradas USB e entrada Auxiliar.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: