Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da FTX, corretora falida de criptomoedas, foi preso nas Bahamas ontem, dia 12 de dezembro. A prisão foi anunciada pelo procurador-geral do país, Ryan Pinder.
Logo que a falência da FTX foi anunciada, em novembro, o até então jovem bilionário em ascensão, Sam Bankman-Fried se mudou para Bahamas, onde ele já possuía propriedades e que serviu como alicerce para suas operações. A prisão aconteceu após os Estados Unidos informarem sobre as acusações criminais sobre Bankman-Fried às Bahamas e que pediria a extradição dele.
Sam Bankman-Fried é apontado de utilizar os depósitos dos clientes na FTX para sustentar seu outro negócio, a Alameda Research, além de fazer investimentos em corretoras de terceiros sem um contrato específico. Essas operações inseguras fazem parte dos principais motivos apontados para a falência da corretora FTX.
Bankman-Fried iria testemunhar essa semana em audiências do Congresso dos Estados Unidos sobre os processos da FTX, porém com a atual prisão, não poderá testemunhar.
Sobre o ocorrido, a deputada Maxine Waters, que é presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, disse que “Embora esteja desapontada por não podermos ouvir o Sr. Bankman-Fried amanhã, continuamos comprometidos em chegar ao fundo do que aconteceu, e o Comitê espera iniciar nossa investigação ouvindo o Sr. John Ray III amanhã.”, em comunicado.
Bankman-Fried parecia tranquilo horas antes da prisão
Um fato curioso sobre a prisão, é que Bankman-Fried parecia estar bem tranquilo quanto a turbulência envolvendo seu nome e a corretora Exchange. Nos últimos dias, ele deu diversas entrevistas a meios de comunicação conhecidos, sempre alegando ser inocente.
Ontem, pouco antes da prisão, ele fez uma longa entrevista ao vivo com repórteres da Forbes e também uma conversa online no Twitter Spaces, com o Unusual Whales. Ele estava bem relaxado nas duas ocasiões que antecederam sua prisão, e em certo momento afirmou “Não acho que serei preso”.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: