Em outubro aconteceram dois lançamentos importantes para hardwares de computadores. A Qualcomm lançou a plataforma Snapdragon X Elite, baseada em processo de 4nm, e a Apple lançou a linha Apple M3, baseada em 3nm, sendo ambos octa-core.
Testes vazados do Geekbench 6.2 mostram que o Snapdragon X Elite teve pontuação multi-core de 13.021 pontos, enquanto o Apple M3 teve 12.040 pontos. Porém, para avaliar estes números é necessário se atentar ao limite de potência dos novos chips da Qualcomm.
A linha Snapdragon X Elite tem modelos com dois limites de potência, um com 23W e outro de 80W. Testes anteriores mostraram que o modelo com limite menor, de 23W, alcança pontuação mais baixa em benchmark que o Apple M2, que é da geração anterior. Por isso, a informação da Qualcomm certamente é em relação ao chip de 80W.
Qualcomm pondera alto desempenho do Snapdragon X Elite
Segundo Sascha Segan, gerente sênior de relações públicas da Qualcomm, o macOS, sistema operacional da Apple e o qual o M3 rodará, é melhor que o Windows, o qual o Snapdragon X Elite rodará. Por isso, segundo ele, talvez o chip da Qualcomm não tenha todo seu potencial explorado. Resumindo, o Snapdragon X Elite pode ser limitado pelo sistema operacional.
Segan disse ao Digital Trends: “A experiência não será a mesma porque eles estão executando o macOS e nós estamos executando o Windows” , “Mas em termos de hardware, que é a única coisa que podemos controlar, é um bom hardware”.
Não podemos esquecer também que os testes são feitos com notebooks de referência, ou seja, com demais hardwares de alta potência. Por esse motivo, Segan acredita que seja melhor os consumidores esperarem os notebooks (principais dispositivos que receberão o chip) munidos do Snapdragon X Elite chegarem ao mercado para darem o veredito. A previsão de sua chegada é para o primeiro trimestre de 2024.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: