A Administração Federal de Aviação (FFA), agência de transporte do governo dos EUA, emitiu uma licença à SpaceX para teste de voo orbital da Starship, que deve acontecer na segunda-feira (17/04). Em seu site, a empresa de voo espacial disse que uma janela de teste de 150 minutos iniciará às 7h CST (9h no horário de Brasília).
“Depois de um processo abrangente de avaliação de licença, a FAA determinou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, meio ambiente, política, carga útil, integração do espaço aéreo e responsabilidade financeira”, informou o governo estadunidense em comunicado na sexta-feira (14/04).
Esse teste marcará a primeira vez que o booster Super Heavy e o segundo estágio (Starship) voarão juntos. Segundo o planejado, o primeiro o estágio irá se separar após três minutos da decolagem. Com isso o propulsor e o segundo estágio mergulharão no Golfo e no Oceano Pacífico, respectivamente. Dessa vez a SpaceX não irá recuperar esses equipamentos.
Como esse é o primeiro voo do Super Heavy junto da Starship, a SpaceX não prometeu nada especial. Esse teste deverá servir não para impressionar, mas para máxima coleta de dados de voo para então implementar o sistema Starship.
“Com um teste como este, o sucesso é medido pelo quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento do Starship”, informa a SpaceX em seu site.
A falta de autorização para testes de voos orbitais da Starship era o maior obstáculo para a SpaceX evoluir seus voos espaciais comerciais de forma gigantesca. Esse é o foguete mais potente já construído e que poderá transportar de 100 até 150 toneladas para órbita. Como comparação, o atual foguete comercial mais usado pela SpaceX é o Falcon 9, que tem capacidade de carga de aproximadamente 23 toneladas.
Para levar todo esse peso para órbita, a Starship tem 33 motores Raptor, que geram mais de 7,5 milhões de quilos de empuxo no lançamento.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: