Um dos maiores projetos de Elon Musk em relação a sua empresa aeroespacial, a SpaceX, é pousar em Marte o quanto antes.
Os detalhes para essa ousada empreitada espacial não costumam ser divulgados, porém na quinta-feira (05/09), o bilionário falou sobre o assunto em videoconferência durante o Congresso Internacional de Astronáutica, que aconteceu em Azerbaijão.
“Acho que é viável nos próximos quatro anos fazer um teste de pouso não tripulado lá”, disse Musk em sessão de uma hora de perguntas para Clay Mowry, que é presidente da Federação Astronáutica Internacional. Essa possibilidade não pode ser descartada porque a SpaceX tem um bom histórico quanto seus projetos. Só em 2022 a empresa lançou o foguete Falcon 9, que é reutilizável, 70 vezes.
Mesmo assim, a empresa tem outra característica: não cumprir prazos. Em 2016 ele disse acreditar que a SpaceX faria o primeiro pouso não tripulado em Marte no ano de 2022, além de prever que o primeiro voo tripulado aconteceria em 2024, o que já não será possível.
O foguete mais cotado para ir até Marte é o Starship, gigante reutilizável que passou por um teste de voo em abril desse ano, porém que terminou em explosão após o veículo espacial perder o controle logo após o lançamento.
As investigações sobre a explosão do Starship já foram concluídas e resultaram em dezenas de correções, onde as obrigatórias já foram realizadas, segundo Musk. Além de dar uma data para o pouso em Marte, com informações do The New York Times, Musk informou que algumas melhorias no design do foguete foram feitas. No segundo teste, os motores do segundo estágio serão acionados antes de sua separação do booster, conhecida como “hot staging”.
“Você está essencialmente explodindo o topo do propulsor” , “Esta é, na verdade, do ponto de vista da física, a maneira mais eficiente.”, disse Musk.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: