O Telegram foi banido novamente do Brasil em decisão da Justiça brasileira após a plataforma não entregar dados de dois grupos, que segundo o pedido, incitaram os recentes ataques em escolas no país e promovem conteúdo neonazista.
Além do banimento, o juiz Wellington Lopes da Silva ordenou que a plataforma seja removida das lojas de aplicativos do Google e da Apple e também que as operadoras de telefonia bloqueiem seu acesso. Uma multa de R$ 1 milhão por dia foi aplicada até que o Telegram entregue os dados dos grupos em questão para a Justiça.
Esses grupos foram descobertos pelas autoridades após conversas serem encontradas no celular de um adolescente que atirou em duas escolas em novembro do ano passado, onde três pessoas morreram e treze ficaram feridas.
A Justiça informa que esses grupos contam com tutoriais de assassinato, ensinam a fabricar armas e bombas caseiras, e é comum o compartilhamento de vídeos violentos e com conteúdo neonazista. Sobre isso, Flavio Dino, Ministro da Justiça disse que “O chamado movimento anti-semita está atuando nessas redes. E sabemos que isso está na base da violência contra nossas crianças, nossos adolescentes”.
O juiz Wellington Lopes da Silva afirma que o Telegram se limitou em liberar dados sobre o administrador do primeiro grupo, denominado “Movimento Antissemita Brasileiro” e que não repassou demais dados sobre o grupo, como informações sobre os membros. Quanto ao segundo grupo, com nome de “Frente Anti-Semita”, nenhum dado foi liberado.
Não é a primeira vez que o Telegram é banido no país. Ano passado o STF ordenou o banimento da plataforma no Brasil em operação de combate às fakes news, entre os motivos dados, foi que a plataforma era meio de disseminação de notícias falsas que poderiam influenciar os resultados das eleições.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: