O (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) TRF-2 determinou que o Telegram seja desbloqueado no Brasil e parte dos usuários já conseguem acessar a plataforma normalmente.
Esse desbloqueio parcial se deu por revogação da liminar que suspendeu o aplicativo no Brasil, e foi pedido pelo desembargador federal Fávio Lucas. O Telegram estava suspenso desde o dia 26 de abril, por imposição da Justiça Federal do Espírito Santo, por conta do não envio de dados à Polícia Federal (PF) de dois grupos, além dos dados dos membros. Foi alegado que esses grupos compartilham conteúdo neonazista e também que eles incitaram os recentes ataques nas escolas do país.
Para revogar a liminar de suspensão, Flávio Lucas argumentou que ela “não guarda razoabilidade, considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estranhas aos fatos sob apuração”.
Mesmo com a liberação no território nacional, a multa de R$ 1 milhão por dia até que os dados solicitados pela Justiça sejam entregues pela plataforma foi mantida. “É preciso que as empresas de tecnologia compreendam que o ciberespaço não pode ser um território livre, um mundo distinto onde vigore um novo contrato social, com regras próprias criadas e geridas pelos próprios agentes que o exploram comercialmente” , “As instituições e empresas, tal qual a propriedade privada, devem atender a um fim social, devem servir à evolução e não ao retrocesso.”, disse Flávio Lucas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: