Ontem, dia 22 de agosto de 2022 a NASA divulgou imagens espetaculares de Júpiter feitas pelo telescópio James Webb.
As observações de Júpiter foram lideradas pela astrônoma planetária Imke de Pater, que é professora emérita da Universidade da Califórnia ao lado de Thierry Fouchet, que é professor do Observatório de Paris.
“É realmente notável que possamos ver detalhes em Júpiter junto com seus anéis, pequenos satélites e até galáxias em uma imagem”, disse de Pater
As duas imagens divulgadas vêm da NIRCam, que é uma câmara que possui três filtros infravermelhos capazes de mostrarem muitos detalhes.
As imagens de Júpiter, que é o maior planeta do nosso sistema solar, retratam duas pequenas luas, chamadas de Amalthea e Adastea e detalhes de “A Grande Mancha Vermelha” (em branco na imagem), a famosa tempestade constante em Júpiter que poderia engolir toda a Terra e possíveis galáxias na parte inferior, representadas por luzes difusas.
Os dados trazidos por James Webb são brutos, e por isso são traduzidos em imagens. Informações sobre intensidade de brilho de luz chegam ao Instituto de Ciências do Telescópio Espacial (STScI) e após calibragem são divulgadas ao meio científico. Essas informações calibradas são utilizadas por cientistas que as transformam em imagens
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: