Os testes dos chips cerebrais que estão sendo desenvolvidos pela Neuralink devem começar em humanos no prazo de 6 meses, segundo Elon Musk, fundador e CEO da empresa. Essa revelação foi feita em um evento de tecnologia que aconteceu ontem, dia 31 de novembro de 2022.
Esses dispositivos funcionam como computadores que deverão ser implantados diretamente nos cérebros humanos para melhorar as condições intelectuais e físicas das pessoas. Segundo Elon Musk, esses chips irão revolucionar a forma como enxergamos a medicina. Ele afirma que será possível recuperar os movimentos até de pessoas que sofreram graves traumas na coluna por conta de acidentes, e que no futuro, ele mesmo terá um chip cerebral implantado.
Até o momento, esses chips cerebrais foram testados em porcos e macacos. Os porcos foram utilizados principalmente para programar melhorias nos movimentos dos membros. Já os primatas foram utilizados para testar as melhorias de movimentos, aprendizagem e memória que podem ser proporcionadas pelos implantes cerebrais.
Os chips são pequenos e no momento possuem 64 fios bem finos que são inseridos no cérebro em uma operação por sistema robótico que dura cerca de 15 minutos. “É como substituir um pedaço do seu crânio por um smartwatch, por falta de uma analogia melhor”, disse Elon Musk.
O evento foi praticamente uma apresentação do dispositivo e narração dos principais desafios para ter resultados esperados. Os cientistas envolvidos nesse projeto afirmam que será possível feitos como restaurar a visão e também os movimentos em pessoas totalmente paralisadas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: