Depois de muito tempo de rumores, a nova rede social da Meta está disponível no Android e iOS, para acirrar ainda mais a concorrência entre Elon Musk e Mark Zuckerberg, que tiverem um desentendimento público recentemente. Também é possível acessar a plataforma via o site oficial, que é Threads.net, onde é disponibilizado um QR Code para download nos dispositivos.
Sobre o lançamento, Alex Heath, chefe do Instagram, citou o Twitter para o The Verge ao explicar sobre a nova rede social: “Obviamente, o Twitter foi o pioneiro no espaço… foi aberto e algo bom para a comunidade que já usava o Instagram.”.
No Threads é possível criar publicações com até 500 caracteres, compartilhar vídeos de até cinco minutos e também fotos. O visual do aplicativo é bem limpo, similarmente ao Twitter, onde as opções de curtir, comentar, republicar e compartilhar recebem destaque no feed.
O Threads é diretamente ligado ao Instagram, por isso ao fazer o primeiro acesso, é possível selecionar uma conta pré-existente para fazer login. Com isso, os dados como nome de usuário e biografia são importados, além de que é possível seguir as mesmas pessoas já seguidas no Instagram.
O feed principal tem conteúdo recomendado, além das publicações dos perfis seguidos, como no Instagram. Até o momento, não existe uma janela apenas para conteúdo recomendado, também conhecido como em alta, que é sucesso no Twitter. Essa opção certamente será implementada futuramente no Threads, pois hoje (6/7) é apenas o segundo dia de lançamento da plataforma.
A privacidade nessa nova rede social é tratada de forma parecida de como é no Instagram. Por isso é possível filtrar palavras nas respostas, selecionar quem pode responder suas publicações, como apenas quem você segue ou apenas pessoas mencionadas.
O Threads foi criado para ser compatível com protocolo aberto, porém de início a Meta não a adicionou para ActivityPub, como é o Mastodon.
“Acreditamos que essa abordagem descentralizada, semelhante aos protocolos que regem o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online” , “Threads é o primeiro aplicativo da Meta projetado para ser compatível com um protocolo aberto de rede social – esperamos que, ao ingressar neste ecossistema de serviços interoperáveis em rápido crescimento, o Threads ajude as pessoas a encontrar sua comunidade, não importa qual aplicativo usem.”, informa a Meta.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: