A Toyota anuncia que está desenvolvendo uma bateria para carros elétricos que resulta em 1.200 quilômetros de autonomia e com recarga rápida de 10 minutos.
Com isso a empresa pretende revolucionar o mercado de carros elétricos, onde o alcance e a demora na recarga estão entre os motivos de dúvida para muitos potenciais compradores.
Com a nova tecnologia, a Toytota afirma que o tamanho da bateria seria diminuído pela metade, além do peso e custo. A montadora japonesa já busca também uma forma de lançar veículos elétricos com bateria de estado sólido avançadas, ao invés de base de líquido, até 2025.
Na última-terça-feira, a empresa disse que encontrou uma forma de simplificar a produção do material usado na fabricação dessas baterias, e se mostrou orgulhosa com o grande avanço quanto autonomia e tempo de recarga.
“Tanto para nossas baterias líquidas quanto para nossas baterias de estado sólido, pretendemos mudar drasticamente a situação em que as baterias atuais são muito grandes, pesadas e caras”, “Em termos de potencial, pretendemos reduzir pela metade todos esses fatores.”, disse Keiji Kaita presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento da Toyota para a neutralidade de carbono, ao The Guardian.
Esse é um grande passo para a produção dos carros elétricos, pois as baterias de estado sólido são mais seguras e tem melhor aproveitamento do que as com células de íons de lítio. Até o momento, o que impede as montadoras de aderi-las é basicamente o custo de produção e dificuldade no manejo dos materiais que as compõe.
Segundo a Toyota, com as novas técnicas desenvolvidas, em breve, o custo de produção dessas baterias será menor até mesmo que o das baterias de íons de lítio. “Se for um avanço genuíno, pode ser um divisor de águas, tipo o santo graal dos veículos a bateria.”, disse Kaita.
Pelo tamanho da montadora, a Toyota foi muito criticada pela falta de atenção aos carros elétricos, onde inclusive Akio Toyoda, que é presidente da Toyota, disse no final do ano passado porque não pretendia apostar alto nesses veículos. Porém essa realidade parece ter mudado, coincidentemente após o forte crescimento de montadoras como a Tesla e BYD, que são as mais conhecidas e poderosas nesse segmento.
De início a montadora acredita que irá aumentar a autonomia média de seus veículos em 20%, diminuir os custos em 40% e que o carregamento rápido irá de 10% de carga para 80% em 30 minutos, em comparação com o bZ4X. Entre 2027 e 2028, a montadora pretende colocar no mercado as baterias de estado sólido com grande autonomia e menor custo de produção, para já atingir 1.200 quilômetros de autonomia.
Após 2028, a Toyota afirma que irá alcançar mais de 1.400 quilômetros de autonomia com seus veículos, pois também trabalha em projetos para diminuir o peso dos principais componentes de seus veículos.
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