O headset Apple Vision Pro representa um passo importante para a evolução da Realidade Aumentada (RA), com promessa de grande imersão em entretenimento como jogos eletrônicos e videoclipes, mas também dá uma nova perspectiva para o uso profissional e educação. Isso porque ele coloca o usuário praticamente dentro da situação que acompanha, porém, mesmo com a grande evolução de RA, o dispositivo passa por uma dificuldade de aceitação por parte dos usuários.
Muitos deles estariam o devolvendo pela grande dificuldade em compartilhá-lo com outras pessoas, como amigos ou familiares, isso por conta de limitação feita pela própria Apple. A estratégia da empresa é fazer com que o Apple Vision Pro seja sentido como um iPhone por exemplo, o qual as pessoas não costumam partilhar.
A Apple autoriza a adição de apenas uma conta Apple no Vision Pro, o que já é comum em seu ecossistema, mas é diferente em aparelhos que usam Android, onde a adição de várias contas é simples. Como o Vision Pro é um dispositivo novo e caro, custando US$ 3500 (R$ 17352,65, em conversão direta feita dia 19/02) com venda apenas nos EUA, é normal que as pessoas queiram compartilha-lo com quem tenham mais proximidade. A forma para fazer isso, ao invés de adicionar multi-contas, é abrir sessões de convidados, que têm seus dados apagados após a utilização. Mesmo que esse passo não leve mais que alguns minutos, não é o mais conveniente.
Relatos de que o Apple Vision Pro é desconfortável e sem utilidade real
Além disso, muitos usuários relatam que o dispositivo é desconfortável e pesado (pesa cerca de 600g) para uso contínuo, resultando em dores no pescoço. Após um tempo considerável de utilização, algumas pessoas disseram sentir também irritação ocular e quanto a funcionalidade, disseram não terem encontrado uma funcionalidade real do dispositivo.
“Duas horas depois de desembalar meu Apple Vision Pro e usá-lo, decidi embalá-lo novamente e devolvê-lo. É muito legal, mas não há nada nele que eu possa usar com frequência suficiente para garantir que eu o guarde.”, disse um usuário na rede social X.
Two hours after unboxing my Apple Vision Pro and using it, I decided to box it back up again and return it. It's quite cool, but there's nothing in it for me that I'll use frequently enough to warrant my keeping it.
— Alexander Torrenegra (@torrenegra) February 13, 2024
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: