A Volkswagen apresenta a ID Buzz nos Estados Unidos, considerada como a Kombi elétrica.
A Kombi foi sucesso avassalador no Brasil desde seu lançamento, em setembro de 1957, até seu último ano em produção, em agosto de 2013. Esse veículo comercial tinha muito espaço interno, um dos preço de compra mais baixos do mercado na categoria e mecânica com manutenção simples. Por isso deixou saudades entre quem necessita de uma espécie de van para transportar carga e também passageiros.
A VW Kombi saiu de linha por conta dos novos decretos nacionais, que seguiram a tendência mundial de segurança, onde as montadoras só poderiam produzir veículos com freios ABS e Air Bag duplo. Seu projeto era muito antigo e a Volkswagen não encontrou uma forma compensatória de adicionar esses recursos no veículo.
Detalhes do VW LWB ID Buzz, a Kombi elétrica dos EUA
A Volkswagen revelou detalhes sobre a versão do LWB ID Buzz que estreia nos EUA. O veículo tem três fileiras com 7 lugares, o que resulta em mais espaço para carga e também passageiros do que a versão SWB à venda na Europa, com duas fileiras e 5 lugares. Além disso, a versão LWB é mais potente.
O ID Buzz, com siga LWB (Long Wheelbase / Longa distância entre-eixos) estadunidense tem 4,88 metros de comprimento, 17,5 centímetros a mais que o modelo europeu, que tem duas fileiras e sigla SWB (Short Wheelbase / Curta distância entre-eixos). Quanto aos entre-eixos, o modelo dos EUA tem 3,2 metros, 25 centímetros a mais que o modelo da Europa.
O ID SWB Buzz é conhecido por ser fácil de manobrar, onde a versão europeia tem o mesmo raio de monabra do Golf hatch, o que é ótimo pelo tamanho do veículo. Por isso, mesmo a versão LWB deverá ser fácil de manobrar.
No geral, o visual da nova versão do ID Buzz continua o mesmo, que é uma mistura de retrô com futurista e agradou bastante na Europa. Algumas das diferenças no design é que agora o grande logo frontal é iluminado e o veículo possui teto solar panorâmico, que é o maior do grupo VW e fica opaco conforme a luminosidade.
Sobre suas cores, algumas novas opções estão disponíveis e com dois tons, como a contida na divulgação. As rodas serão sempre de 20 polegadas, porém futuramente outras opções podem ser ofertadas.
Um dos pontos negativos aos ocupantes da segunda e terceira fileira, é que as portas deslizantes possuem apenas janelas fixas, ou seja, elas não abrem. Quanto a pontência, como essa versão é maior do que a primeira lançada na Europa, a VW conseguiu aprimorar o trem de força.
A bateria do LWB ID Buzz tem 91 kWh, ao invés de 82 kWh usada no SWB ID Buzz. O motor elétrico também é novo na traseira e gera 282 cv de potência e 56,1 kgfm de torque nas rodas traseiras, contra 201 cv de potência e 36,6 kgfm de torque da versão europeia.
Com isso, o veículo deve ser capaz de alcançar o 0 a 100 km em aproximadamente 10 segundos, o que é ótimo para uma van. Sua velocidade máxima também foi aumentada, indo de 145 km/h para 160 km/h. Uma nova versão com tração integral e motor duplo, com cerca de 330 cv de potência, também estará disponível no lançamento. O alcance do LWB ID Buzz ainda não foi divulgado, porém deve ser melhor que os 418 quilômetros da versão SWB, pois a bateria é maior e o motor mais eficiente.
Além disso, a segunda fileira pode deslizada para trás ou para frente, os encostos são ajustáveis e todas as fileiras tem saída de ar. Quanto as diferenças internas, a versão europeia vem com tela touchscreen de 10 ou 12 polegadas, já a versão estadunidense vem tela de 12,9 polegadas. Essa nova tela tem um novo sistema, que é mais simples, intuitivo e personalizável.
Quanto aos assentos, por padrão essa nova “Kombi elétrica” tem 7 lugares no total, porém os bancos da terceira podem ser removidos totalmente. O banco da segunda fileira, com 3 lugares, não pode ser removido, mas pode ser dobrado junto do da terceira fileira, o que forma uma grande superfície plana para carga.
Mostrando que além do visual, pouca coisa do ID Buzz lembra a antiga Kombi, ela tem oito entras USB-C espalhadas em seu interior, como nos painéis das portas, região superior do para-brisa, e também tem carregador sem fio no painel. O veículo tem muitos itens padrão, como bancos dianteiros elétricos, aquecidos e com função massagem, bancos da segunda fileira aquecidos e volante aquecido.
A Volkswagen ainda não deu uma data certa para o lançamento do ID Buzz nos Estados Unidos, apenas disse que o veículo estará à venda em 2024. O preço também não foi informado, porém conforme a grande quantidade de itens incluídos, certamente não será barato. O ID Buzz europeu inicia em US$ 60 mil (R$ 297.402,00 em conversão direta hoje) na Alemanha, com isso, certamente a versão dos EUA deve ultrapassar os US$ 70 mil (R$ 346.969,00).
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: