O Waze, comprado pelo Google por US$ 1,1 bilhão em 2013, e o Google Maps finalmente iniciam a substituição de postos de gasolina por estações de carregamento para veículos elétricos como padrão.
Estações de carregamento estão sendo colocadas como padrão no Waze para veículos EV
A partir dessa segunda-feira (14), usuários do Waze podem adicionar informações de seus veículos no app, como o tipo de plugue, para que o Waze encontre estações compatíveis mais próximas. Esse recurso estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas, segundo a empresa.
Essa novidade importante para proprietários de veículos elétricos foi testada rapidamente em 2021 em parceria com a Volkswagen, porém durou poucas semanas, até que foi descontinuada. Dessa vez, a substituição de postos de gasolina por estações de carregamento EV será permanente, segundo um porta-voz do Waze.
Segundo a empresa, a possibilidade de crowdsourcing (edição por terceiros, no caso os usuários) os dados relacionados aos EVs serão sempre revisados para que as informações dos mapas estejam corretas.
“As informações da estação de carregamento geralmente são inconsistentes, desatualizadas ou não confiáveis, criando um grande problema para os motoristas de veículos elétricos que podem navegar até uma estação de carregamento apenas para descobrir que não conseguem encontrá-la ou usá-la” , “Ao adicionar informações atualizadas de carregamento de EV ao mapa do Waze, é ainda mais fácil carregar seu carro e obter ajuda para encontrar onde ou quando você encontrará a próxima estação.”, escreveu o Waze em seu blog.
Google Maps também inicia substituição de postos de gasolina por estações de carregamento EV
O Maps, que é a aplicação principal de navegação do Google também está atualizando seus dados para substituir os postos de gasolina por estações de carregamento EV em dispositivos usados em veículos elétricos.
Até o momento, quando acessamos as categorias de locais pelo Android Auto por um veículo elétrico, são mostrados diversos tipos de estabelecimento, como restaurantes, academias e ironicamente, postos de gasolina. De acordo com o site alemão SmartDroid, o Android Auto trocará essa última categoria citada por estações de carregamento, como deve ser. Isso melhorará a confiança de motoristas ao utilizarem seus EVs, pois uma das principais questões ao utilizar um desses veículos é saber onde está um local de recarga mais próximo.
Essa atualização aparece na versão Android Auto 10, mas ainda não é certo se apenas ela receberá a mudança ou se ela será feita diretamente pelo servidor do Google.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: