Milhares de usuários relataram banimento essa semana pelo mensageiro Whatsapp. E na maioria dos casos, houve uma coisa em comum, a utilização do aplicativo não oficial Whatsapp GB.
Whastapp GB é Whatsapp pirata?
Sim, esse aplicativo é um dos inúmeros aplicativos pirata do mensageiro. O Whatsapp GB é um aplicativo para Android com funções extras, feito por terceiros e é baseado no original do grupo Meta. Entre as funções adicionais tem respostas automáticas de mensagens; esconder que está online; salvar status dos contatos para armazenamento interno; status com 255 caracteres ao invés de 139 do original; ligar via telefone diretamente pelo app; opção de mostrar online o tempo todo e diversas outras modificações.
O Whastapp GB não está na Playstore pois usa o código fonte sem permissão do aplicativo original e isso não é permitido pela loja. O aplicativo está disponível apenas em apk com download em sites externos.
O banimento em massa do Whatsapp GB aconteceu no início dessa semana e continua mesmo que você migre para o aplicativo oficial.
Por não se saber ao certo o que está por trás do código de aplicativos não oficias, os usuários estão expostos à coleta de dados importantes, como dados bancários, fotos, vídeos e outros dados que em mãos errados pode acarretar problemas.
Como funciona o banimento do Whatsapp?
Primeiramente acontece uma suspensão temporária, na média por 24 horas e com um aviso para quem descumpre os termos do Whatsapp e pode ser banido permanentemente caso continue com a conduta.
“Podemos modificar, suspender ou encerrar seu acesso ou uso dos nossos Serviços a qualquer momento e por qualquer motivo, por exemplo, se você violar as disposições ou intenções destes Termos ou prejudicar, colocar em risco ou expor juridicamente a nós, nossos usuários ou terceiros. Também podemos desativar ou apagar sua conta caso ela não fique ativa após o registro ou se sua conta permanecer inativa por um período de tempo prolongado. As seguintes disposições continuarão em vigor após o encerramento da sua relação com o WhatsApp: “Licenças”, “Avisos legais e isenções”, “Limitação de responsabilidade”, “Indenização”, “Resolução de Contestações”, “Disponibilidade e rescisão dos nossos Serviços”, “Disposições gerais” e “Cláusula especial de arbitragem para usuários nos Estados Unidos e no Canadá”.”
Como podemos ver, os administradores podem suspender o uso do aplicativo à qualquer momento que for detectado utilização em desconforme com os termos. Por isso, de preferência utilize apenas o aplicativo oficial, mas caso tenha utilizado algum Whatsapp pirata, fique atento se houve algum bloqueio temporário e migre para o padrão.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: