O WhatsApp introduziu o recurso de chave de acesso no Android para quem quiser substituir a senha. Esse recurso já é testado pela plataforma há cerca de um mês e agora finalmente poderá ajudar as pessoas que não aguentam mais ter que lembrar tantas combinações para acessar suas contas.
A adoção desse recurso certamente será padrão para as grandes plataformas, onde inclusive o Google já trabalha com isso. Essa é uma forma mais segura e simples ao usuário final para acesso, pois não utiliza usuário e senha. Para configurar uma chave de acesso, podem ser usados por exemplo o reconhecimento facial, impressão digital ou PIN de bloqueio do dispositivo.
“Os usuários do Android podem fazer login novamente de maneira fácil e segura com chaves de acesso, apenas seu rosto, impressão digital ou PIN desbloqueiam sua conta do WhatsApp”, escreveu a conta do WhatsApp na rede social X.
Android users can easily and securely log back in with passkeys 🔑 only your face, finger print, or pin unlocks your WhatsApp account pic.twitter.com/In3OaWKqhy
— WhatsApp (@WhatsApp) October 16, 2023
Como criar uma chave de acesso no WhatsApp
É bem fácil criar uma chave de acesso no WhatsApp pelo Android. Caso o recurso já tenha chegado para você, basta seguir os seguintes passos: vá em Configurações > toque em “Senhas” e após em “Criar uma chave de acesso” e siga as orientações mostradas na tela. Além disso, pode ser que seja solicitado o bloqueio de tela para aprimorar a segurança.
No momento, os dispositivos com Android 9 ou superior receberão gradualmente a atualização do WhatsApp com esse recurso, contudo é necessário também que os dispositivos tenham uma conta Google vinculada e tela de bloqueio ativada.
Ainda não há informações da Meta sobre a disponibilização do recurso de chave de acesso para WhatsApp no iOS.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: