Se você nasceu antes dos anos 2000, com certeza utilizou e se divertiu muito com o player Winamp e suas skins variadas. Lançado em 1997, é um player que foi muito utilizado principalmente para reproduzir MP3, sendo que já estivessem baixadas no computador, e teve sua época de ouro no início da década seguinte.
Por ser um software muito leve, compatibilidade com vários arquivos e em seu lançamento não existir plataformas de streaming, até por conta da internet lenta da época, o Winamp estava instalado em quase todos os computadores. A última atualização do Winamp tinha sido em 2018, com a versão 5.8. Essa atualização de 2018 na verdade só foi divulgada oficialmente após ser vazada, pois com isso os desenvolvedores não tiveram outro caminho a não ser publicá-la no site do player.
O que há de novo no Winamp
No final da semana passada foi lançado a versão Winamp 5.9 RC1 Build 9999, e é interessante porque é a primeira versão que não seja Beta.
Essa nova verão do player não traz muitas mudanças significativas em primeiro momento, a principal delas é a mudança da central do código visual. Estava sendo usada o Visual Studio 2008 e agora é Visual Studio 2019. Essa mudança tornou o Winamp oficialmente compatível com sistemas atuais, como por exemplo o Windows 11, porém não é mais compatível com versões anteriores, como é o caso do Windows XP e Windows Vista, que já estão sem suporte há muitos anos.
Os desenvolvedores manifestaram o seguinte sobre a atualização do Winamp:
“Para o usuário final, pode não parecer que houve um monte de mudanças, mas a parte maior e mais difícil foi migrar todo o projeto do VS2008 para o VS2019 e fazer com que tudo fosse construído com sucesso.”
“As bases já foram lançadas e agora podemos nos concentrar mais nos recursos. Seja consertando/substituindo os antigos ou adicionando novos.”
Isso dá a entender que eles pretendem adicionar novas funções ao Winamp, que foi muito utilizado e até amado pelos usuários por anos. Até hoje algumas pessoas utilizam o player, muito pelo saudosismo. O que está programado para logo estar disponível no player é suporte para formatos opus, ogv/ogm, TS, H.265, HLS e VP9, além de compatibilidade com serviços online. Essa compatibilidade pode trazer uma nova boa fase ao player e fazer com que ele chegue a novos usuários.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: