A Microsoft estuda maneiras de adicionar inteligência artificial (IA) em algumas ferramentas integradas ao Windows 11, como o Paint, o Fotos e para a Ferramenta de Captura.
A empresa pretende adiciona IA generativa para identificação de objetos, reconhecimento de caracteres em suas ferramentas essenciais.
O Paint é uma das ferramentas mais antigas adicionadas ao Windows, sendo lançado em 1985. Com a adição de IA, ele poderá ser usado para a criação de imagens ou editar as existentes com mais precisão. Parte do trabalho feito após a inclusão dos novos recursos, o usuário poderá solicitar ações via textos.
O Fotos foi lançado em 2012 para substituir o visualizador de fotos padrão do Windows, além de também ficar no lugar da Galeria de fotos do sistema. Com ele é possível atualmente visualizar imagens, fazer edições simples e organizar a galeria. Com a IA, os usuários poderão identificar objetos, pessoas e animais nas imagens, para que por exemplo remover esses itens facilmente.
A Ferramenta de Captura foi lançada em 2006 e já passou por várias reformulações. Ela é usada para que os usuários façam captura da imagem da tela no lugar do clássico Print Screen. Com a adição de IA, os recortes podem ser feitos com a exclusão ou tradução de textos, e até mesmo para a criação de artes rápidas com o que está na tela.
Segundo o Windows Central, a Microsoft planeja tornar a IA um de seus focos principais no próximo Windows, com lançamento previsto para 2024.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: