O X, até pouco tempo conhecido como Twitter, não permite mais que os anunciantes criem campanhas com o botão seguir inserido no anúncio. Esse tipo de publicidade aparecia na linha do tempo dos usuários e tinha como principal objetivo captar novos seguidores.
O motivo dessa remoção é que o X deseja que os anúncios na plataforma sejam mais chamativos e com multimídia, e não apenas para promover marcas. Essa parece ser uma estratégia ousada, pois os anúncios para ganho de seguidores de conta no X geram mais de US$ 100 milhões na receita global anual do X, segundo a Axios.
A receita global do X em 2022 foi de US$ 4,4 bilhões, com isso, esses anúncios representavam aproximadamente 2,3% do total da receita.
Esse forma de publicidade era uma das mais utilizadas e antigas na plataforma e baseava-se em textos adicionados na linha do tempo dos usuários. Apesar de ser eficaz na captação de seguidores pelos anunciantes, eles são estáticos, por isso não tem vídeos e nem som.
Segundo a Axios, a remoção desse tipo de anúncio não foi feito pelo fator receita, mas está totalmente relacionada com a mudança de imagem do X, que deseja oferecer conteúdo mais rico aos usuários.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: