O YouTube desativará os links no Shorts por conta do crescente número de spam na plataforma.
A partir do dia 31 de agosto, os links contidos nos comentários, descrições e no feed vertical ao vivo não serão mais clicáveis. Com isso, a empresa acredita que diminuirá a ação de golpistas que usam sua plataforma para enganar usuários. Segundo o YouTube, muitos dos links contidos nos Shorts levam o usuário para endereços maliciosos, que podem ter malware e phishing.
Além da remoção dos links no Shorts, o YouTube removerá os ícones com links em banners no desktop, pois eles também são comumente usados com spam, segundo a empresa. Essas são alterações drásticas, pois a empresa já tem um sistema de detecção e remoção de spam.
Para não prejudicar criadores de conteúdo legítimos, o YouTube disse que irá apresentar novas formas de divulgar links. Isso é importante pois os influencers costumam utilizar a plataforma para divulgar produtos, marcas e similares.
Uma dessas novas formas de divulgação será implementada a partir do dia 23 de agosto e ficará nos perfis de criadores de conteúdo, próximo do botão “inscreva-se”. Assim, eles poderão divulgar links produtos, sites e demais redes sociais para seus seguidores, desde que sigam as diretrizes do YouTube para links externos.
Quanto ao Shorts, até o final de setembro irá apresentar uma nova forma para que criadores de conteúdo redirecionem seus seguidores para outros conteúdos do YouTube, segundo a plataforma.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: