O YouTube testa canais de streaming gratuitos para entrar na concorrência com serviços que obtiveram sucesso com esse serviço.
A monetização desses canais é similar da feita em vídeos da plataforma, que é com vídeos de anunciantes, segundo o The Wall Street Journal. Entre alguns dos serviços mais conhecidos e que o YouTube deseja encarar, estão o PutoTV, Roku e também alguns serviços de canais gratuitos incluídos em marcas de TV como a Samsung.
Esse negócio já provou ter retorno financeiro grande. Isso foi provado com relatórios da Roku, que ganhou mais com publicidade do que com venda de aparelhos. Segundo os relatórios, a Roku arrecada mais de 44 dólares por usuário ao ano, lembrando que a empresa revelou ter cerca de 70 milhões de usuários ativos atualmente. Na multiplicação simples, a renda vinda dos anúncios na Roku é em torno de 280 milhões de dólares ao ano com a quantidade de usuários informada.
Um funcionário do YouTube que não quis se identificar, informou ao Journal que realmente os testes estão em andamento e que o serviço pode ser lançado ainda em 2023. Além disso, ele informou que a plataforma já trabalha com grandes empresas, como a A&E, dona do History.
O YouTube não irá entrar nesse mercado com total inexperiência. A equipe já trabalhou com programas televisivos gratuitos monetizados via anúncios em sua plataforma. Em 2022 também foram adicionados alguns canais de graça para o público por eles ao Google TV pelo PlutoTV.
Outro serviço da plataforma que envolve canais de televisão é o YouTube TV. Esse é um serviço por assinatura que transmite canais pagos na plataforma. A empresa informou que em torno de 5 milhões de usuários se cadastraram no YouTube TV. Como a plataforma já tem toda a estrutura do YouTube TV no ar, pode ser que ela aproveite-a para adicionar os canais gratuitos, porém ainda não informou como esse serviço irá funcionar.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: