Os melhores consoles são muito procurados por quem deseja uma ótima forma de se divertir sem sair de casa, com opções convencionais e portáteis.
Eles proporcionam horas de lazer com amigos e familiares seja no mesmo ambiente ou mesmo que eles estejam longe, por meio da conexão com a internet. Esses aparelhos são muito populares desde o final do século passado e são parte da história de muitas pessoas.
Algumas pessoas acreditam que eles são úteis apenas para crianças, pois é uma boa forma de entretê-los. Isso realmente acontece, porém os adultos também tem neles uma rica forma de divertimento.
Os melhores consoles em 2023 possuem uma ampla gama de jogos e que passeiam por todos os estilos. Há quem goste de jogos de aventura, battle royale, estratégia, luta, fps e muitos outros, e o bom é que todos estão englobados nesses dispositivos por meio de inúmeras produtoras.
Conhecer as características e possibilidades de cada modelo é importante porque eles tem diferenças em qualidade gráfica, acessórios e até mesmo na pegada do gamepad (controle) que pode agradar mais algumas pessoas do que outras.
Os melhores consoles tem gráficos incríveis, onde muitos títulos parecem até mesmo um filme, porém é possível também encontrar jogos com o visual clássico e que pode agradar muita gente. Isso acontece porque muitos deles tem o visual mais simples, porém as histórias e missões são muito bem trabalhadas.
Lista com os melhores consoles em 2023
Ordenei os melhores consoles conforme a qualidade de seus principais recursos, como a disponibilidade de títulos, espaço de armazenamento, acessórios existentes, e claro, a qualidade gráfica que eles proporcionam. Os modelos mais atuais tem processadores e demais hardwares potentes e por isso possibilitam que as produtoras criem games cada vez mais elaboradores.
Consoles portáteis
10º – Nintendo Switch Lite
Esse é o Switch mais compacto e ideal para quem desejar curtir os games da Nintendo onde quiser. Além da tela de menor tamanho que as outras versões, sua principal diferença é que ele não se espelha/conecta em TVs ou outras telas.
Sua potência é similar ao modelo padrão, por isso ele é capaz de rodar os títulos da Nintendo sem problemas. Sua tela é LCD de 5,5 polegadas, 1280×720 pixels de resolução e 60 Hz de taxa de atualização.
O armazenamento interno é de 32 GB com entrada pra cartão, o processador é o NVIDIA Tegra X1 Maxwell e a RAM é de 4 GB. Seu preço costuma ser bem abaixo das outras versões, por isso, caso o usuário não necessite conectar o aparelho em outras telas, essa é uma opção ótima.
Características:
- Tela: LCD de 5,5 polegadas, 1280×720 pixels e 60 Hz
- Potência GPU: 0.393 Teraflop
- Mídias: Cartuchos e digitais
- Armazenamento interno: 32 GB
- Processador: NVIDIA Tegra X1 Maxwell
- RAM: 4 GB
- Wi-Fi: Sim
9º – Nintendo Switch
O Switch é um aparelho capaz de rodar os populares jogos da Nintendo, como os populares de aventura do Mario, esportes e ação.
Ele tem tela LCD de 6,2 polegadas, resolução de 1280×720 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Seu espaço de armazenamento é de 32 GB + entrada pra cartão de memória, o processador é o NVIDIA Tegra X1 e a RAM é de 4 GB.
Realmente seu hardware é considerado básico, mas é o suficiente para o proposto e consegue rodar títulos com cenários bastante detalhados, como os da franquia Zelda.
Além do divertimento móvel que esse aparelho oferece, é possível conectá-lo na TV via dock que o acompanha. Seu controle integrado é intuitivo e tem todos os botões necessários, como direcional, analógicos, gatilhos e de ação.
Características:
- Tela: LCD de 6,2 polegadas, 1280×720 pixels e 60 Hz
- Potência GPU: 0.393 Teraflop
- Mídias: Cartuchos e digitais
- Armazenamento interno: 32 GB
- Processador: NVIDIA Tegra X1
- RAM: 4 GB
- Wi-Fi: Sim
8º – Nintendo Switch OLED
O Switch OLED é um dos melhores consoles porque é uma versão do aclamado dispositivo móvel da Nintendo, porém com tela maior e tecnologia OLED, que deixa as cores mais vivas e com melhor iluminação. Além disso, ele tem mais potência e armazenamento com mais espaço.
Ele é compacto e roda os principais jogos da produtora, onde o usuário pode se divertir com diversos títulos consagrados. Eles estão o Motroid Dread, Mario Kart 8 Deluxe, Ring Fit Adventure e mais. Esse aparelho é ótimo para quem gosta de games de aventura, além de que é um deleite para os fãs da marca.
Sua tela é OLED com 7 polegadas e taxa de atualização de 60 Hz. Seu armazenamento interno é de 64 GB + entrada pra cartão, o processador é o NVIDIA Tegra e a RAM tem 4 GB.
Podemos notar que o hardware não é tão potente, porém é suficiente para executar os títulos da produtora, que são bem otimizados para ele. Seus jogos podem ser adquiridos via loja digital da empresa ou também via cartuchos.
É possível conectar o aparelho em TVs com cabos via dock que o acompanha. Ele tem gamepad acoplado e contém botões de ação, direcional, analógicos e também botões de gatilho.
Características:
- Tela: OLED de 7 polegadas, 1280×720 pixels e 60 Hz
- Potência GPU: 1 Teraflop
- Mídias: Cartuchos e digitais
- Armazenamento interno: 64 GB
- Processador: NVIDIA Tegra X1 Maxwell
- RAM: 4 GB
- Wi-Fi: Sim
7º – Valve Steam Deck
O Steam Deck é um PC portátil que funciona como videogame e que é capaz de rodar vários títulos pesados, como Elden Ring, Red Dead Redemption 2 e Cyberpunk 2077, que podem ser instalados pela Steam. Entre as principais qualidades do aparelho está o fato de ser compacto, além de ter boa resolução com 1280×800 pixels e várias opções de armazenamento interno.
Sua tela tem 7 polegadas e taxa de atualização de 60 Hz, o armazenamento interno é SSD que pode ser de 64 GB, 256 GB ou 512 GB, tem opção para cartão de expansão, o processador é quad-core com clock de até 3,5 GHz e a RAM é 16 GB.
Seus controles são incluídos no próprio aparelho e tem os principais, como direcionais, analógicos, botões de ação e gatilhos. Caso os usuários desejarem espelhar o sistema do Stem Deck em TVs é possível. Isso pode ser feito via Wi-Fi ou também via cabos com um dock vendido separadamente.
Características:
- Tela: IPS LCD de 7 polegadas, 1280×800 pixels e 60 Hz
- Potência GPU: 1,6 Teraflops
- Mídias: Digitais
- Armazenamento interno: SSD de 64 GB, 256 GB ou 512 GB
- Processador: Quad-core 3,5 GHz
- RAM: 16 GB
- Wi-Fi: Sim
6º – Asus ROG Ally
Esse é um inovador PC portátil com papel de videogame e que roda Windows 11. Por isso ele é compatível com os jogos mais avançados encontrados em plataformas voltadas aos computadores. Com isso não é problema rodar títulos como Cyberpunk 2077, Call of Duty: Modern Warfare 2 e outros com alto desempenho.
Sua tela IPS LCD de 7 polegadas tem resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização. Esse display apresenta boa iluminação, belas cores e muita fluidez na transição de imagens. O usuário pode jogar diretamente via seus controles, com ele apoiado em uma superfície junto de controles externos, como os do Xbox, e também conectado a outras telas, como Smart TVs por entrada HDMI. Além disso, ele aceita mouse e teclado.
O armazenamento interno é grande e rápido, sendo SSD de 512 GB, e o dispositivo tem entrada de cartão para expansão. A RAM é 16 GB, o processador é o potente Ryzen Z1 Extreme e a placa de vídeo atinge até 8,6 Teraflops, bem acima de seus principais concorrentes. Realmente é um aparelho com grande desempenho, mas o preço ainda é alto para a realidade do país.
Características:
- Tela: IPS LCD de 7 polegadas, Full HD e 120 Hz
- Potência GPU: 8,6 Teraflops
- Mídias: Digitais
- Armazenamento interno: SSD 512 GB
- Processador: Ryzen Z1 Extreme
- RAM: 16 GB
- Wi-Fi: Sim
Consoles convencionais
5º – Sony Playstation 4 Slim
O PlayStation 4 Slim é um integrante da geração anterior, porém mesmo que menos potente, ainda é muito popular e procurado, o que o mantém entre os melhores consoles. Ele tem muitos jogos à disposição e um dos principais motivos que ainda atrai muita gente é que os preços desses jogos costumam ser menores do que os da geração atual.
Além disso, seus gráficos ainda são considerados muito bons, com resolução de 1920×1080 pixels e taxa de atualização de 60 Hz.
Seu armazenamento interno é HDD, que é mais lento que os SSDs da geração mais atual, mas tem bastante espaço, que é de até 1 TB. Seu processador é octa-core de 1,6 GHz e a RAM é de 8 GB.
Seu joystick é muito conhecido e amplamente usado também em computadores pois oferece uma boa pegada e tem botões resistentes.
Características:
- Resolução: 1080p (1920×1080 pixels) com 60 Hz
- Potência GPU: 1,84 Teraflops
- Mídias: Discos e digitais
- Armazenamento interno: HDD de 500 GB ou 1 TB
- Processador: Octa-core 1,6 GHz
- RAM: 8 GB
- Wi-Fi: Sim
4º – Microsoft Xbox Series S
O Xbox Series S é uma versão da nova geração que proporciona qualidade de vídeo, com resolução 1440p e upscaling para 4K e taxa de atualização de 120 Hz. Mesmo que ele tenha diferenças quanto ao Xbox Series X, como falta de leitor de disco, GPU menos potente e menos espaço de armazenamento, seu preço bem menor faz com que ele seja uma ótima opção.
Ele tem armazenamento rápido SSD com 500 GB, processador octa-core com clock de 3,6 GHz e 10 GB de RAM. Seu conjunto foi trabalhado para ter baixo custo e ser capaz de rodar todos os títulos atuais.
O controle usado nessa geração é muito bem construído e agrada bastante os usuários, principalmente quem já tem costume com os dispositivos da Microsoft.
Características:
- Resolução: 1440p (2560×1440 pixels) e upscaling para 4K com 120 Hz
- Potência GPU: 4 Teraflops
- Mídias: Digitais
- Armazenamento interno: SSD de 512 GB
- Processador: Octa-core 3,6 GHz
- RAM: 10 GB
- Wi-Fi: Sim
3º – Sony PlayStation 5 – Edição Digital
O PS5 Edição Digital é um dos melhores consoles porque tem as mesmas capacidades do videogame padrão, com a única diferença de que esse não tem o leitor de disco. Isso faz com que ele suporte apenas mídias digitais, que são compradas online e diretamente pelo sistema do aparelho.
O fato dele ter o mesmo desempenho do PS5 padrão é um ponto forte desse aparelho, capaz de rodar jogos 4K e com 120 Hz de taxa de atualização.
Seu armazenamento interno é SSD de alta velocidade com 825GB. O processador é octa-core com clock de 3,5 GHz e a RAM é de 16 GB. Por conta desse avançado hardware, ele disputa entre os mais potentes do segmento.
Seu gamepad recebe muitos elogios da crítica e de usuários pois é confortável e com a ergonomia conhecida da marca.
Características:
- Resolução: 4K (3840×2160 pixels) com 120 Hz
- Potência GPU: 10,3 Teraflops
- Mídias: Digitais
- Armazenamento interno: SSD de 825 GB
- Processador: Octa-core 3,5 GHz
- RAM: 16 GB
- Wi-Fi: Sim
2º – Microsoft Xbox Series X
O Xbox Series X é considerado o videogame mais potente do mundo. A resposta disso é porque ele tem processador e GPU muito potentes. Seu processador é de oito núcleos com clock de 3,8 GHz e a GPU tem 12 Teraflops de potência, mais do que suficiente para rodar os títulos atuais.
A resolução suportada por ele é incrível, sendo 4K com 120 Hz de taxa de atualização. Isso faz com que os games sejam super nítidos e com muita harmonia na transição de imagens. Seu armazenamento interno é de 1 TB, o que é bastante e possibilita instalar muitos títulos na memória. Além disso ele tem entrada de disco, o que possibilita usar mídias físicas nele.
Seu gamepad é bem resistente e segue a linha ergonômica dos Xbox anteriores, que tem os analógicos dispostos de forma diagonal entre os direcionais, com objetivo de facilitar a transição dos dedos entre eles.
Características:
- Resolução: 4K (3840×2160 pixels) com 120 Hz
- Potência GPU: 12 Teraflops
- Mídias: Discos e digitais
- Armazenamento interno: SSD de 1 TB
- Processador: Octa-core 3,8 GHz
- RAM: 16 GB
- Wi-Fi: Sim
1º – Sony PlayStation 5
Esse é um aparelho muito potente e que consegue rodar jogos em 4K com muita facilidade. A sua alta taxa de atualização de até 120 Hz faz com muitos detalhes não percebidos nas gerações anteriores agora são possíveis, como pequenos movimentos de folhas e tecidos nos games.
Ele tem grande espaço de armazenamento interno, que é de 1 TB. Seu processador é octa-core com clock de 3,5 GHz e a RAM é de 16 GB. Por conta do hardware potente, ele compete entre os aparelhos com mais capacidade. Sua placa de vídeo tem 10,3 Teraflops de capacidade, o que é suficiente para rodar os títulos atuais com muita qualidade. Quanto suas principais vantagens, está a grande variedade de games exclusivos.
Seu controle é um dos pontos fortes entre os apreciadores da Sony, pois ele teve a ergonomia bem aceita das gerações anteriores aprimorada e é ainda mais resistente.
Características:
- Resolução: 4K (3840×2160 pixels) com 120 Hz
- Potência GPU: 10,3 Teraflops
- Mídias: Discos e digitais
- Armazenamento interno: SSD de 825 GB
- Processador: Octa-core 3,5 GHz
- RAM: 16 GB
- Wi-Fi: Sim
Esses são os melhores consoles em 2023 porque apresentam uma ampla de games para vários gostos e situações. Selecionei os aparelhos que mais agradam aos usuários e também com diferentes potências e características especiais, como alguns portáteis. Esses aparelhos fazem parte da rotina de inúmeras pessoas e até famílias no Brasil, onde muitas se reúnem para se divertir.
Se você se interessa sempre em saber quais os melhores consoles, saiba que essa lista é sempre atualizada para manter os que mais compensam.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: