A Apple está prestes à aumentar os anúncios nos iPhones e iPads. Usuários de smartphones sabem bem que o Android e quase toda OS derivada dele, já tem uma quantidade considerável de anúncios. Pelo jeito, a Apple irá pelo mesmo caminho.
Esses anúncios irão ficar espalhados entre as aplicações que vem de fábrica nos iPhones e iPads, pois nesses, o controle de conteúdo é por conta da Apple. De início, eles ficar mais presentes na App Store, porém está previsto que apareçam em seguida no Maps, Apple Podcasts e entre outros.
A grande barreira para os anúncios nos dispositivos da Apple é que ela segue seu regimento App Tracking Transparency (Transparência no rastreamento de aplicativos, sigla ATT), onde é dada a escolha para o usuário se as empresas podem rastrear ou não sua utilização. Muitos usuários não permitem o rastreamento, e é por ele que a publicidade é direcionada conforme as preferências do usuário.
Esses futuros anúncios serão controlados pela própria Apple, e fica a dúvida se serão rentáveis aos anunciantes. Isso porque, cerca de 78% dos usuários desativaram a personalização dos anúncios no iOS 15. Porém nem tudo é tão privado assim. O ATT permite registrar algumas ações dos usuários mesmo quando a escolha seja pela maior privacidade.
A permissão de privacidade vale em casos de aplicativos instalados ou até mesmo do iOS rastrearem informações de aplicativos de terceiros ou sites navegados.
Atualmente, a renda de anúncios para a Apple é em torno de US$ 4 bilhões de dólares anuais. A meta da empresa é levar esse faturamento para mais de US$ 10 bilhões.
Fonte: Bloomberg
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: