Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Notícias sobre Inteligência Artificial » Imagens geradas por inteligência artificial atrapalham artistas? Conheça o Dall-E

Imagens geradas por inteligência artificial atrapalham artistas? Conheça o Dall-E

Muitas empresas de tecnologia estão investindo em plataformas que utilizam inteligência artificial para criarem desenhos e manipularem imagens. Algumas delas necessitam de apenas algumas palavras digitadas pelo usuário para a criação de imagens originais.

Uma das mais reconhecidas nesse sentido é a Dall-E 2, projeto da OpenAi, que resulta em imagens rapidamente. Essa possibilidade de criação de imagens que muitas vezes pode ser comparada com as criadas por artistas digitais ou até mesmo que utilizam de técnicas manuais não é bem aceita no meio artístico.

O argumento mais utilizado é que essas tecnologias de desenho e manipulação de imagens por uso de IA desvalorizam as pessoas que passam horas ou até dias para criarem uma obra.

Algumas imagens que solicitei ao Dall-E 2 e foram criadas em segundos:

  • Desenho gerado por inteligência artificial DALE-e
  •  papagaio azul comendo melancia - Dall-E
  • praça cívica Goiânia cyberpunk - DALL·E

Sites de coleção de arte e também muitos bancos de imagens não aceitam as que são geradas por IA. Alguns artistas que ousaram utilizar essa tecnologia para criação de obras, também foram criticados na web. Em primeiro momento, alguns se desculparam e prometeram não fazer de novo.

O caso que mais repercutiu nos últimos tempos, é o do artista Jason Allen, que ganhou o prêmio de melhor obra digital na Feira Estadual do Colorado em 2022. Ele foi duramente criticado por algumas mídias especializadas em arte digital e também por usuários de redes sociais, inconformados com o resultado. Ele apenas respondeu que “Eu não vou me desculpar por isso” e “Eu ganhei e não quebrei nenhuma regra.”.

imagem criada por ia vencedora de prêmio
Imagem gerada por IA ganhou disputa na categoria de arte digital da Feira Estadual do Colorado em 2022. Autoria do artista Jason Allen

Esse é um assunto bem polêmico e as críticas por parte de artistas sem dúvidas são naturais. Receios nesse sentido acontecem sempre que uma nova tecnologia aparece com a promessa de revolucionar uma atividade. Até alguns anos atrás, muitos operários do ramo de montagem de automóveis tinham receio quanto a evolução de robôs utilizados na fabricação dos veículos, por exemplo. O futuro incerto e pensar na possibilidade que somos facilmente substituíveis em algumas atividades resulta em insegurança.

Atualmente esses mesmos robôs são bem aceitos e é quase impossível pensar em um cenário sem os braços robóticos para auxiliarem as pessoas nas montadoras. O mesmo deve acontecer com as plataformas que utilizam inteligência artificial para criarem desenhos e imagens.

Isso porque é quase impossível boicotar por muito tempo uma nova tecnologia que funciona, mesmo que ela possa influenciar na maneira como as pessoas de algum setor trabalha. Os geradores de imagens por inteligência artificial podem resultar bons resultados com pessoas comuns, porém se forem utilizadas por artistas profissionais, como os que tem talento com tinta pincel ou artistas digitais que utilizam softwares como o Corel Draw, o resultado pode ser inestimavelmente melhor.

Até nesse exemplo podemos citar a influência da tecnologia na arte, pois os pintores que tinham apenas as telas e as tinhas para criarem uma obra, tiveram receio com o surgimento dos softwares de arte digital. No fim das contas, ambos coexistem e cada um com seu valor.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *