Pela primeira vez na história, a Apple foi a fabricante que mais vendeu celulares no mundo em um ano corrido. Com as vendas de 2023, a Apple ultrapassou a Samsung, que detinha a coroa de maior vendedora de smartphones desde 2010, quando desbancou a Nokia.
Essa conquista para a maçã veio em um momento importante: o mercado de smartphones passa por um declínio de 3,2% ano após ano. O declínio está no nível mais baixo em dez anos, com 1,17 bilhão de unidades. Com dados da IDC (International Data Corporation), a Apple vendeu 234,6 milhões de iPhones em todo o ano de 2023 e teve participação de 20,1% do mercado; já a Samsung vem segundo lugar, com 226,6 milhões de vendas e participação de 19,4%.
No ano anterior, em 2022, a Samsung estava em seu 13º ano de liderança nas vendas, com 262,2 milhões de celulares e 21,7% de participação, contra 226,3 milhões de vendas e 18,8% de participação da até então segunda colocada, Apple.
O que torna a liderança da Apple no mercado de smartphones mais interessante é que a empresa não fabrica aparelhos baratos, como a maioria que usa Android. Já sua maior concorrente, a Samsung, tem várias linhas de aparelhos, que vão desde os básicos baratinhos, até os topo de linha, já considerados caros. Mesmo não tendo ofertas para os públicos que buscam aparelhos mais em conta, a Apple finalmente conseguiu se tornar líder em seu principal mercado.
Segundo Ryan Reith, vice-presidente do IDC, a queda de vendas da Samsung está ligada ao retorno da Huawei na China, além de grandes ofertas de empresas como OnePlus, Google e Honor.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: