A Apple habilitou a proteção da conta Apple ID e também do iCloud com chave hardware de segurança. Ela é um dispositivo para fazer login de forma física e que promete ser a melhor proteção contra hackers e ladrões de identidade.
Essas chaves são pequenos aparelhos de comunicação via USB, Lightning e até conexão via NFC para concluir o login nos aparelhos. Ao ativar o serviço, é necessário que a chave física esteja em mãos, com isso, a tentativa de acessar as contas por hackers é frustrada.
Além disso, elas não funcionam em sites falsos, com isso, a segurança quanto o phishing, que é quando endereços falsos roubam os dados de contas, é multiplicada. A compatibilidade com as chaves físicas de login para o iOS chegou com a atualização para versão do sistema 16.3 na segunda-feira, e no MacOS versão 13.2, na terça-feira.
Para usar o sistema, a Apple solicita que sejam cadastradas pelo menos duas chaves. Essa solução para aumentar a proteção dos dados de usuários segue a atual implementação de segurança por outras empresas, como o Google, Microsoft e Meta. Quanto a segurança desses dispositivos, segundo a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos, é padrão ouro.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: